Em Cruzeiro do Sul, Escola de Informática é referência de inclusão digital

informa_01Idealizada pelo prefeito Vagner Sales (PMDB), a Escola Municipal de Informática Professor Nosser Almeida Tobu, em Cruzeiro do Sul, em menos de um ano, vem se consolidando como a grande opção da população quando o assunto é ensino da informática no Vale do Juruá.

Fundada em 10 de abril de 2013, fruto de um compromisso do Prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, a Escola Municipal de Informática já está concluindo a formação da segunda turma, prevista para o mês de dezembro. Mais 400 alunos serão certificados. A primeira formou 504 alunos.

De acordo com o Diretor da Escola Professor Ney Williams Salgado, a satisfação da comunidade é grande, principalmente a população mais humilde que vê nos cursos uma realidade até então inalcançável.

 “Em relação ao curso constatamos um alto grau de satisfação entre os aprendizes. Percebemos durante o curso que os alunos interagiram bem com as máquinas e obtiveram resultados satisfatórios segundo a avaliação dos professores e da própria direção. Em nossa avaliação, constatamos um alto grau de satisfação, chegando a 95% de sua totalidade. Foram avaliados aspectos de aprendizagem, bem como os aspectos técnicos além de questões pedagógicas e metodológicas”, destacou Salgado.

Atualmente a escola oferece curso de acordo com as seguintes faixa-etárias: 8 aos 13 anos (informática kids) e 14 aos 18 anos (informática básica), durante o dia. Dos 18 anos em diante os curso são de informática básica e administrador. Uma das grandes novidades está incluído o curso oferecido a melhor idade, com vagas para quem tem a partir de 60 anos.

Outra novidade interessante para este ano é a promoção de cursos de verão. Intitulado “Férias Digitais”, o novo desafio será lançado durante o mês de dezembro. No âmbito das atividades realizadas, durante os sábados, a população será contemplada com novas modalidades de conhecimento na área da informática.

Com isso, os estudantes já matriculados na Escola Municipal de Informática durante as férias escolares terão um atrativo a mais. Para ocupar o tempo livre, eles receberão mini curso com acesso a internet e jogos digitais. Já a comunidade em geral, será contemplada com conhecimentos de acesso a internet e digitação.

informa_02

A novidade contemplará também os profissionais da Educação da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. A Secretaria Municipal fará a seleção de funcionários públicos interessados em capacitar-se na área da informática.

De acordo com Vagner Sales, é evidente a importância da inclusão digital para todos aqueles que têm interesse em se inserirem no mercado de trabalho.

“Nos dias de hoje em que a concorrência no mercado de trabalho é muito grande, quando não se tem as habilidades necessárias na maioria das vezes não se conquista espaço para trabalhar ou não se consegue acompanhar o ritmo das novas tecnologias. Por isso levamos através desta escola, excelência na qualidade no ensino oferecido, proporcionando qualificação profissional. Em breve as comunidades mais distantes também serão atendidas. Ainda dentro do projeto desenvolvido, uma iniciativa mais arrojada de atendimento itinerante será executada através de uma escola móvel dentro das vilas a partir do próximo ano”, destacou.

Compartilhar