Cerca de 100 haitianos acolhidos no Acre na condição de refugiado, mais que haviam sido recrutados por empresas de outros estados, foram resgatados pela equipe de Combate ao Trabalho Análogo ao de Escravo da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais (SRTE/MG) e pela Polícia Federal do Brasil (PF) hoje (20) durante ação das duas entidades no município de Conceição do Mato Dentro (MG).
A ação teve início no último dia 04 de novembro e continua em curso naquele estado. Ao todo 172 trabalhadores foram encontrados em condições precárias de trabalho, sendo que cem desse total veio do Acre. Eles foram vítimas do tráfico de pessoas e submetidos a condições degradantes de alojamento e trabalho.
Um dos locais onde 32 haitianos estavam alojados foi interditado por oferecer risco grave e iminente aos trabalhadores.
Todos os 172 trabalhadores receberão o Seguro Desemprego do Trabalhador Resgatado e retornarão às cidades de origem, com exceção dos haitianos que optaram permanecer nas cidades brasileiras. A ação fiscal prossegue nos próximos dias com a análise de documentação das empresas envolvidas.