Hospital inaugurado há 15 dias pelo governo está há quatro dias sem médico

Inaugurado há 15 dias pelo governador Sebastião Viana, o hospital de Porto Walter, município na região do Juruá, tem salas de parto e de emergência, esterilização, medicamentos, dez leitos e um consultório médico. Mas só faltou o médico. Há quatro dias a unidade está sem médicos e apenas uma enfermeira estaria atendendo. Até o trabalho de parto é feito com dificuldade, porque não há parteira no hospital.

DSC02248

As pacientes são transferidas para o Hospital Regional do Juruá em Cruzeiro do Sul através do TFD, o que também tem gerado outra grande dor de cabeça para quem precisa do serviço no município, já que nem sempre a aeronave chega no dia agendado.

O avião do Tratamento Fora do Domicilio sai de Rio Branco, numa viagem que dura até oito horas. A empresa da região que fazia o transporte estaria sem a autorização da Anac para fazer esse trabalho.

Nesta quarta-feira, a enfermeira que trabalha na unidade teve que pedir ajuda a um médico contratado pela prefeitura para fazer um parto.

Em nota enviada à redação de ac24horas a diretora de Atenção à Saúde da Sesacre, Celene Maia, admite dificuldade na contratação de médicos para o município, principalmente em função da dificuldade de acesso, mas afirma que o governo está se esforçando para fazer novas contratações através de concurso.

Leia a nota de esclarecimento

Em relação à falta de médico no Hospital da Família de Porto Walter, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) esclarece:

– Mesmo diante de vagas oferecidas em vários concursos realizados, o governo do Estado enfrenta dificuldade para contração de médico, devido a vários impedimentos, como a dificuldade de acesso ao município, por exemplo;

– Temos um médico, contratado no último concurso, que presta 30 horas de serviço, e estamos em busca constante de contratação de outro profissional para suprir o município, via Pró-Saúde (contratação imediata) e concurso efetivo (contratação para janeiro de 2014);

– Novo esforço para contratação se da por meio do concurso público efetivo da Sesacre que está em andamento. Além disso, estamos ampliando a carga horária do médico contratado para o município de Porto Walter, assim como a carga horária do novo médico, a ser contratado em concurso, também será ampliada – contratação prevista para janeiro do próximo ano;

– Diante do exposto, fica claro que o governo do Estado, por meio da Sesacre, busca superar todas as dificuldades para a contratação de médicos aos municípios, diante da realidade profissional que a categoria apresenta perante os desafios da Medicina realizada em municípios amazônicos.

Sem mais para o momento, colocamo-nos à disposição para quaisquer novos esclarecimentos.

Rio Branco – Acre, 05 de dezembro de 2013.
Celene Maia
Diretora de Atenção à Saúde

Compartilhar