O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), depois de um ano de muitas “batalhas” está respirando aliviado às vésperas do Natal. Inaugurou na segunda, dia 23, a reforma da Praça Central do município dotando o espaço de pistas de skate, bancos novos e praça de alimentação. Vagner tem a certeza de que em 2014 estará livre dos “processos eleitorais” que por pouco não lhe tomaram o mandato em 2013. E se prepara para entrar no jogo eleitoral. Não definiu a posição que vai jogar, mas aceita até mesmo ser cabo eleitoral.
Cruzeiro, modelo
Conversando com o vice Mazinho Santiago (PMDB) o projeto eleitoral de Vagner Sales (PMDB) fica claro. Deverá mesmo sair para deputado federal. Mazinho assumirá a prefeitura e com os recursos viabilizados em Brasília pretendem fazer uma gestão compartilhada com a intenção de transformar o município.
Parcerias bem sucedidas
Vagner administrou Cruzeiro do Sul com emendas parlamentares. Se conseguir eleger-se para deputado federal já terá o conhecimento do caminho das pedras. Com um prefeito da sua confiança pode incrementar a gestão nos próximos anos.
Vice ideal
Mazinho Santiago (PMDB) foi um vice leal ao então prefeito Cesar Messias (PSB). Agora, joga como parte de uma engrenagem com Vagner Sales (PMDB). Juntos poderão fazer a diferença optando por uma gestão compartilhada.
Chance grande
Se Vagner Sales (PMDB) realmente for candidato a deputado federal sairá eleito de Cruzeiro do Sul. O município tem 50 mil eleitores e Vagner pela gestão que está fazendo deverá ter votação expressiva. Mas ele tem ainda muitos votos em outros municípios do Estado.
Aumento da bancada
A entrada de Vagner na disputa proporcional poderá abrir a possibilidade do PMDB eleger dois federais. Flaviano Melo (PMDB) terá grande votação na Capital e Vale do Acre e, Vagner no Juruá.
Abrindo caminho
O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT) aprendeu rápido o jogo político. Em 2014 vai promover profundas mudanças na Capital. E contará com a ajuda de emendas parlamentares de deputados federais e senadores de todos os partidos.
Diplomático
Marcus sabe que a representatividade do Acre em Brasília é pequena. Não teria sentido criar uma “guerra” contra parlamentares de oposição. Com seu jeito diplomático de ser o prefeito da Capital terá ajuda de toda a bancada federal.
Confiabilidade
Como Marcus Alexandre(PT) está trabalhando muito os parlamentares sabem que os recursos alocados à sua gestão serão bem utilizados. Apostar num cavalo vencedor é muito melhor.
A disputa do ano
O deputado federal Gladson Cameli (PP) vai aproveitar o recesso parlamentar para visitar os 22 municípios do Acre. Ele sabe que terá na deputada Perpétua Almeida (PC do B) uma adversária forte para o Senado. A disputa será um capítulo a parte nas eleições de 2014.
Em busca de aliados
Tanto Gladson quanto Perpétua já estão em busca de parcerias para a disputa ao Senado. Quem sabe faz a hora não espera acontecer. Essa eleição será decidida nos detalhes. Isso é o que já mostram as pesquisas internas.
A fonte
Um jornalista ligado ao Governo me garantiu que quem passou as informações sobre a chapa majoritária da FPA para o colunista Luiz Carlos foi o próprio Carioca. Mas também tinham me dito que teria sido o deputado Astério Moreira (PEN).
O fato
Não importa quem foi que informou. Mas a notícia tem cara de verdade. Tanto que no Juruá um prefeito do PT promete ofensiva para demover o governador Tião Viana (PT) de colocar o Léo Brito (PT) como seu vice.
Exclusão partidária
O caso do vereador de Cruzeiro do Sul Marcos Lima Verde continua rendendo. O PMDB vai expulsá-lo. Ele está na Penitenciária Manoel Neri da Silva. As acusações de exploração sexual de menores estão se avolumando.
Nascido pra lua
O suplente de Marcos Lima Verde é o Carlinhos (PSD). Se o vereador for cassado por falta de decoro, quem assume é o Carlinhos. Essa será a terceira vez seguida que Carlinhos fica como suplente e acaba assumindo a cadeira na Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul.
Qual a culpa dos partidos?
O ex-prefeito de Porto Walter Neuzari Pinheiro também foi preso, há dois anos. O PT expulsou o executivo em poucos dias num processo sumário. Nenhum partido quer ter a sua imagem ligada a criminalidade. Mas não há como um partido monitorar o comportamento pessoal dos seus filiados.
Feliz Natal
Quero agradecer aos milhares de leitores que têm prestigiado está coluna. Aproveitar a ocasião para desejar-lhe um Natal pleno de paz, amor, prosperidade e saúde! Sempre de maneira imparcial espero poder continuar dando a minha contribuição para o desenvolvimento político e social do Acre. Que o amor do Menino Jesus derrame bênçãos para todos….Feliz Natal!