Dona de casa despejada recebe apoio de cooperativa e já está trabalhando

IFO ano de 2014 começou diferente e com a esperança de uma vida nova para Aucinéia da Costa. Depois de ser despejada do quarteirão onde morava com três filhos menores por não ter mais dinheiro para pagar o aluguel, a dona de casa recebeu o apoio de membros da diretoria da Cooperativa de Trabalho Autônomo em Serviços Gerais (Coopserge), que convidou a senhora para fazer parte da cooperativa e assim ser inserida no mercado de trabalho.

O caso de Aucinéia da Costa ficou conhecido depois que um veículo de comunicação local mostrou seu drama. Sem ter para onde ir, a mulher ficou literalmente no meio da rua com os três filhos.

Segundo Aucinéia da Costa, ela, que é beneficiária do Bolsa Família com uma renda de cerca de R$ 78,00, recebia a ajuda de um irmão que pagava seu aluguel em um quarteirão na periferia de Rio Branco, mas como o familiar ficou desempregado, o aluguel deixou de ser pago e Aucinéia foi despejada.

Ao ficar sabendo da situação da jovem senhora, a Diretora-presidente da Coopserge Ozanira Rodrigues, a Zani, mobilizou uma equipe e foi até o local onde estava a família,  no momento da visita os membros da cooperativa encontraram a mãe e os três filhos em uma casa alugada por meio do aluguel social conseguido pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Na ocasião a Coopserge doou dois sacolões e uma quantia em dinheiro para atender as necessidades mais urgentes. Em conversa com Aucinéia da Costa, Ozanira Rodrigues descobriu que a dona de casa estava fora do mercado de trabalho e a convidou a fazer parte da cooperativa como uma das cooperadas.

“A noticia daquela mulher com seus três filhos sem um locla para morar, sem ter uma renda e sem uma perspectiva de vida digna deixou um sentimento de culpa em cada um daqueles que pregam o exercício da solidariedade e da cooperação por isso chamei alguns companheiros da coopserge e formos ao encontro dessa senhora, graças a Deus quando a encontramos a Secretaria Municipal de Assistência Social já havia providenciado um aluguel social pra ela, mas mesmo assim algo mais concreto era preciso ser feito, por isso oferecemos a ela uma vaga como cooperada e assim a inserção dela no mercado de trabalho”, disse Ozanira Rodrigues.

“O cooperativismo é isso, ajudar quem precisa. Esta senhora estava passando por uma situação degradante e por isso decidimos ajudar, estamos fazendo a nossa parte. Hoje a Coopserge tem mais de duas mil famílias cooperadas muitas das quais viviam o mesmo drama e por meio do cooperativismo superaram esses obstáculos e hoje gozam de uma vida digna. Estamos aqui oferecendo uma oportunidade de trabalho e lhe ajudar ter um ano de 2014 mais feliz, com certeza”, declarou Cosmo Brito, psicopedagogo e sócio Cooperado da Coopserge.

A visita aconteceu antes das festividades de Natal e dois dias depois, Aucineia da Costa já estava com sua vaga de trabalho garantida. ela vai começar a trabalhar próxima sua residência, 

Compartilhar