Combinação de feriados e copa do mundo pode parar o Acre

Em ano de Carnaval, Copa do Mundo e Eleições, a grande pergunta que o brasileiro faz é: quantos serão os dias úteis? Por causa da Copa do Mundo, o país poderá ter mais feriados no período de 12 de junho a 13 de julho, em que haverá jogos em 11 capitais e no Distrito Federal, mas tudo isso vai depender do desempenho da equipe do técnico Felipão. Por enquanto, neste período, estão garantidos: três jogos da Seleção Brasileira de Futebol em dias úteis: 12/6 (quinta-feira), 17/6 (terça-feira) e 23/6 (segunda-feira).

Enquanto a Copa não chega, o governo do estado e o governo federal se apressaram em divulgar a lista de feriados. No Acre, o primeiro deles será registrado no próximo dia 24, Dia do Evangélico. A data oficial é 23, mas será prorrogada para oferecer aos acreanos o primeiro feriadão do ano.

Após o Carnaval de 3 a 8 de março, o mês de abril oferece dois descansos prolongados com feriados nacionais, nos dias nos dias 17 e 18 (quinta e sexta-feira santa) e no dia 21 (segunda-feira) dia de Tiradentes. O dia do trabalho em maio será numa quinta-feira (1).

Com a aplicação da lei da Copa, em junho, o Estado vai parar literalmente entre os dias12 e 17 por uma combinação de feriados estaduais e os jogos da seleção brasileira. A abertura da Copa do Mundo será dia 12 (dia dos namorados), uma quinta-feira. O feriado estadual é domingo, dia 15, mas a seleção brasileira volta a se apresentar dia 17, na terça-feira. Alguém duvida que muitos enforcarão a sexta e a segunda-feira?

A partir dai os feriados do segundo semestre do ano dependerão do desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo. Caso o time de Felipão se classifique nas próximas etapas e avance até a fase final da competição, serão mais quatro jogos, e teremos mais um jogo do Brasil em dia útil, já na fase semifinal, dia 8 ou 9 de julho.

Euforia no primeiro semestre, frustação no segundo para quem gosta de prolongar os finais de semana. Todos os feriados nacionais na segunda etapa do ano caem em sábados ou domingos, com exceção do Natal. Assim, 2014, terá apenas cinco feriados nacionais e outros cinco feriados estaduais cairão em dias úteis.

O governo do Estado já avisou: em jogos da seleção brasileira, ponto facultativo a partir das 13 horas. 

Compartilhar