Petistas começam articulações para manutenção de cargos nas secretarias chave do governo

Os substitutos_blog_abre

Os secretários de Sebastião Viana (PT) candidatos a deputado nem começaram a limpar as gavetas e nos bastidores já é intensa a movimentação para as indicações ao governador dos novos nomes a ocuparem as pastas em questão. Ao menos quatro auxiliares diretos de Sebastião vão concorrer à Assembleia Legislativa: Lourival Marques (Agricultura e Produção), José Reis (Pequenos Negócios), Daniel Zen (Educação) e Mâncio Lima Cordeiro (Sefaz).

Todas estas secretarias são da cota do partido de Sebastião, o PT. E é dentro do PT em que se concentram mais as articulações. Em disputa, mais uma vez, as principais tendências, a Democracia Radical (DR) e o grupo dos “41%”, formado por Democracia Socialista (DS), Articulação, Articulação Sindical e Esquerda Popular e Socialista (EPS), lideradas pelo deputado federal Sibá Machado. 

O grupo está de olho no assento de Lourival Marques. A Seaprof é apontada como estratégica para eles por lidar diretamente com os segmentos do campo, desde a agricultura familiar até o cooperativismo. 

Os “sibanistas” pretendem se reunir com Sebastião Viana para pleitear a pasta, tendo como principal argumento a expressiva votação recebida em novembro no Processo de Eleições Diretas (PED). 

Mas por eles terem enfrentado o candidato do governador e dividirem o partido em duas chapas –quando Sebastião desejava a unidade – petistas avaliam como pouco provável a chance deles abocanharem a Seaprof. 

Outra pasta importante e dona do maior orçamento do Estado, a Educação é alvo da cobiça da DR, que já tinha indicado o atual secretário no final de 2010. A tendência é que a ala majoritária petista continue com a Educação, indicando o sucessor de Zen. 

Já a pasta de Pequenos Negócios, criada nesta gestão, é da cota pessoal do governador, e apontada como uma das principais vitrines eleitorais palacianas; caberá tão somente a Sebastião dizer quem substitui José Reis.  

O que deve ficar certo é a substituição de Mancio Lima Cordeiro na secretaria da Fazenda Estadual.  Joaquim Manoel Mansour, o ‘Tinel’, braço direito do governador Sebastião Viana e do secretário, é o mais cotado para ser o titular da pasta enquanto Mâncio disputa uma cadeira na Câmara Federal.

Compartilhar