Com aparelho quebrado, pacientes do Hospital do Idoso ficam impedidos de realizar exames de próstata

Usuários do Hospital do Idoso, localizado no complexo do Hospital das Clínicas do Acre, em Rio Branco, têm reclamado da impossibilidade de ser realizado o exame da próstata. O motivo, segundo informações, seria a falta de manutenção em um dos aparelhos que apresentou problemas técnicos no início da semana.

Em conversa informal com alguns funcionários do Centro, fica evidente que é a grande a procura pelo exame que possui campanhas nacionais veiculadas constantemente pela imprensa. Segundo os profissionais, apenas um aparelho fica à disposição para a realização do exame, portanto, sem ele é impossível seguir a orientação dos médicos que o solicitam.

Os usuários do Hospital também reclamam que o tempo de espera para receber os resultados de exames como este é muito alto, em média, o prazo é de 30 dias. A informação foi confirmada pelo órgão gestor do Estado.

As críticas que colocam em xeque o serviço público de saúde do Acre, custeado pelo Sistema Único (SUS), do Governo Federal, não são de hoje. No início deste mês, a mãe de uma paciente do Hospital de Urgências de Emergências de Rio Branco (Huerb) encaminhou, ao ac24horas, registros fotográficos que mostravam servidoras públicas aparentemente reparando a sobrancelha em pleno horário de expediente, dentro do setor pediátrico da unidade. Mesmo com as imagens não comprovando totalmente o ato, a impressão que fica não é das melhores.

O QUE DIZ A SESACRE
Procurada, a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), informou que de acordo com a direção do hospital, o aparelho de exame de biópsia de próstata foi para a manutenção rotineira na última sexta-feira, 17, mas que, a partir de hoje, 21, já está à disposição dos usuários do Sistema. Ainda segundo informações do órgão, nenhum paciente foi prejudicado com a retirada do equipamento.

Compartilhar