Durante 60 dias a prefeitura de Porto Walter promove um atendimento itinerante de saúde nas comunidades isoladas do município.
O serviço começa pelo rio Juruá. Durante dez dias uma equipe composta de dois médicos, dentistas, enfermeiros e pessoal de apoio atende toda comunidade ribeirinha do município. A expectativa é de atender nessa primeira etapa 650 famílias.
Serão atendidas as famílias das comunidades Grajaú, Reforma, Vitória, Foz do Natal e Besouro. Além das consultas, exames, orientações e palestras sobre saúde, a equipe irá distribuir medicamentos como omeprazol e aritromicina.
“Pela primeira vez Porto Walter terá um atendimento desse tamanho. Começaremos nessa primeira etapa por dez dias e depois a equipe vem para a cidade para reabastecer e atender mais comunidades. Serão 60 dias e a gente vai atender todos os moradores da região rural”, disse o prefeito de Porto Walter, Zezinho Barbary (PMDB).
O prefeito garante que na cidade não faltará profissionais para atender os moradores no posto de saúde. “No município temos três médicos e um posto e temos mais dois postos em construção”, ressalta.
A equipe de médicos saiu do porto do município de Porto Walter, no momento em que chegava à cidade, a deputada federal Antonia Lúcia (PSC), que ao acompanhar a saída da equipe assegurou a destinação de uma emenda para a compra de um barco adaptado para atendimento em saúde.
“Quero agradecer a deputada Antonia Lúcia, que visitou o nosso município e acompanhou a nossa equipe e garantiu a emenda para a compra de um barco completo e equipado”, agradeceu Barbary.