Unicef vai instalar núcleo da Rede de Adolescentes e Jovens pelo Esporte em Rio Branco

A Capital acreana vai receber, pela primeira vez, um núcleo da Rede de Adolescentes e Jovens pelo Direito ao Esporte seguro e Inclusivo (Rejupe), um projeto de iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC). A decisão se deu na última semana, durante reunião realizada no Campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco.

Foi em clima de muita descontração que diversos acadêmicos e populares conheceram a proposta da Rejupe e se interessaram ainda mais em participar do projeto que proporciona um espaço de participação e integração, formado por adolescentes brasileiros com o objetivo de proporcionar a troca de experiências entre eles e grupos de participação cidadã de diversas regiões do país, no intuito de consolidar ações de defesa e promoção do direito ao esporte seguro e inclusivo para todas as crianças e adolescentes do Brasil.

O encontro que contou com a presença da ponto -focal da Rejupe/AM, Leuna Alves, era aguardado há mais de um ano pelos estudantes. O interesse de adolescentes e jovens em integrar a REJUPE, mesmo não residindo em uma cidade-sede da Copa do Mundo, reafirma, ainda mais, o compromisso principal dos jovens e adolescentes que integram a rede querendo promover o protagonismo juvenil e a busca pelos direitos básicos, dentre eles o esporte.

Para Luena, “a chegada da Rejupe no Acre será um momento inesquecível. A partir de agora, esse sonho se torna uma realidade e todos vão puder de mãos dadas, lutar por mais esporte, mais qualidade de vida, e, claro, por jovens que podem ter um futuro melhor através do desporto”, comenta a ponto-focal amazonense.

Uma carta que está sendo redigida pelos articuladores da Rede acreana, João Renato Jácome e Tiago Nery, será enviada ao Unicef, demonstrando os reais motivos e determinando metas para a Rejupe do Acre.

CONHEÇA OS ARTICULADORES

O jovem João Renato Jácome de Andrade, 19 anos, é acadêmico de Jornalismo da Universidade Federal do Acre e participa de Redes juvenis internacionais ligadas à democracia, direitos humanos, esporte e lazer. Além de fazer parte da equipe diretora da Federação Acreana de Atletismo, é um dos articuladores do Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Acre. O estudante também faz parte do Programa Internacional de Voluntariado das Nações Unidas. João já participou, também, do Parlamento Juvenil do MERCOSUL.

unnamed

Tiago Nery, 17 anos, participa de ações ligadas ao Movimento Estudantil. Nos últimos meses, o jovem tem desenvolvido campanha que busca disseminar o protagonismo juvenil junto à participação cidadã. O estudante também é membro do Parlamento Juvenil do MERCOSUL, ocasião em que representa o Estado. Tiago, a pedido da UNICEF, representou toda a Região Norte, durante o Fórum Mundial de Direitos Humanos, que aconteceu em Brasília.

Compartilhar