As previsões para quem enfrenta risco de alagamento em Rio Branco não são nada otimistas. Segundo Davi Friale deve chover intensamente até a próxima sexta-feira (7). Para esta terça-feira “as condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de temporais, com muita chuva, raios e ventanias”, informa o portal gerenciado pelo pesquisador meteorologico.
O nível do Rio Acre recuou um centímetro com relação às últimas três horas, registrou 14m72 às 9 horas da manhã. O Capitão Eder da Defesa Civil Municipal (DCM) informou que a baixa faz parte da estabilização do manancial. 111 famílias já estão no Parque de Exposição Marechal Castelo Branco.
“Com essa previsão de chuva esse registro não é animador”, acrescentou o capitão.
A DCM informou que a média de chuvas dos últimos três meses: novembro, dezembro e janeiro foi de 33% a mais em Rio Branco. O mês de dezembro foi o que registrou o maior volume (51%). Até a metade do mês de janeiro, choveu 80% do que estava previsto para o período de 30 dias.
Com a antecipação desse volume de água não está descartada uma nova cheia em março, quando o volume de chuvas acaba excedendo a capacidade de absorção do solo, influenciando no nível dos rios. Esse fenômeno já aconteceu em 1997 e no ano de 2012.
Na medição das 10 horas, o nível do Rio Acre marcou 14m72.