Cruzeiro do Sul pode estar sofrendo epidemia da Dengue

A cidade de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, pode estar sofrendo uma epidemia da Dengue. Na última segunda-feira, 3, mais um caso da doença foi confirmado pela Vigilância Sanitária. A jovem Janice Sousa Santiago, de 18 anos, moradora do bairro Cruzeirão, recebeu atendimento médico e já está em casa se recuperando. Este é o terceiro caso em menos de 10 dias.

A jovem infectada é vizinha de outras suas outras vítimas da doença. Na última semana os moradores da mesma região foram atingidos pelo vírus.

Segundo informações a Prefeitura de Cruzeiro do Sul mobilizou mais de 50 profissionais. Eles farão uma verdadeira varredura pelas ruas da cidade. As ações serão limpeza de vias, retirada de lixo e entulhos, desobstruções, retirada de água parada e conscientização da população.

A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.

A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.

Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma ideia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.