Agentes da Operação Rios Federais, formada por membros do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Acre, e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apreenderam na região do Alto Acre, três pacas, nove jacarés, quatro capivaras.
A operação, que foi realizada entre 27 de fevereiro e o último dia 5 de março. Quatro suspeitos foram autuados pela polícia judiciária ambiental. Ao todo, foram apreendidos cerca de 350 kg de carne de caça. A comercialização de animais silvestres está prevista em lei e é considerada crime federal.
Os órgãos também fizeram a apreensão de dois jabutis vivos. Ambos foram devolvidos à floresta. Diversos outros materiais foram encontrados com os criminosos.
Segundo informou o Ibama, a carne apreendida não possui condição alguma de ser doada à comunidade. As multas pelo crime chegam a R$ 9 mil. Somadas, as multas aplicadas aos enquadrados no ato ilegal totalizam R$ 9 mil. A instituição federal deve intensificar as ações nos próximos dias.