O deputado Taumaturgo Lima (PT-AC) integra o grupo de trabalho do Congresso Nacional que acompanha a situação de emergência decretada nos estados de Rondônia e Acre, em decorrência dos alagamentos causados pelas cheias dos rios. Uma subcomissão especial também foi criada para acompanhar os efeitos causados pela Usina de Santo Antônio.
O parlamentar acreano disse nesta quarta-feira 19, na Câmara, que o Congresso Nacional promove políticas públicas para beneficiar as famílias atingidas pela alagação, cujo trabalho é feito por meio de uma parceria envolvendo instituições federais, estaduais, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros , Palácio do Planalto e o governador Tião Viana. O petista rebateu críticas formuladas recentemente de que os poderes e instituições federais estão alheios aos problemas enfrentados nos estados do Acre, Rondônia e Amazonas e que os caminhoneiros que atravessam áreas inundadas da BR 364 estariam abandonados.
“É inegável o esforço gigantesco desenvolvido pela Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e o Denit, que dão um excelente suporte aos caminhoneiros responsáveis pelo abastecimento de Rio Branco e dos municípios acreanos” – disse.
O deputado Taumaturgo Lima elogiou as demandas recentes do governo federal tais como a liberação do saque do FGTS, o perdão de dívidas de produtores rurais que acumulam prejuízos e a prorrogação do seguro-defeso por três meses para os pescadores prejudicados pelas cheias dos rios. “É notório o esforço dos parlamentares federais do Acre, Rondônia e Amazonas em defesa das famílias prejudicadas pela enchente na região” – garantiu.