Depois de participar de uma seletiva em nível nacional, disputando uma das 07 vagas ofertadas pelo convênio UNDIME/INEP/UFSC, o vice-prefeito Sergio Baquer, do município de Porto Acre, foi aprovado em todos os critérios e na prova escrita, realizada em Brasília, da seleção do Mestrado Profissional em Métodos e Gestão da Avaliação da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Sergio Baquer embarca esta semana para Florianópolis para a primeira etapa do curso. Ele terá todas as despesas pagas pelo convênio.
Sergio Baquer, que é licenciado pela Universidade Federal do Acre, tem sido destaque desde que assumiu o cargo eletivo e preferiu optar por continuar recebendo como professor, abdicando do salário de vice-prefeito. Durante o ano de 2013, acumulou a função de Secretário Municipal de Educação, também sem ônus para a prefeitura, gerando uma economia de 10 mil reais mensais. Enquanto esteve como secretário, recebeu em Salvador-BA o prêmio de “Gestor Nota 10”, dado aos 50 dirigentes municipais de educação do Brasil por praticas que melhorem efetivamente a rede de ensino, relativo ao trabalho em conjunto com sua equipe de regularizar a situação da merenda escolar, o cumprimento da carga horária, acompanhamento pedagógico, distribuição de kit escolar e planejamento para construção de novas escolas junto ao MEC, dentre outras ações.
O vice-prefeito disse estar contente em participar do mestrado, com foco em uma área que ainda é muito carente de profissionais, e que pretende contribuir de forma efetiva para a instalação de cursos de educação superior no município de Porto Acre aonde, segundo ele, existem muitos estudantes que terminaram o ensino médio e hoje estão sem expectativas, devido às dificuldades para continuarem os estudos na capital Rio Branco.
“Entendo que a gente pode abrir novos horizontes para estes jovens. Desde o primeiro dia em que assumi o cargo de vice-prefeito de Porto Acre tenho procurado honrar os compromissos de campanha. Nossa meta é ajudar na instalação de cursos de nível superior em nossa cidade, já que há muitos jovens que terminam o ensino médio e às vezes não tem a oportunidade de ingressar numa faculdade. Essa é uma bandeira de luta que assumi há anos, mas principalmente agora que sou vice-prefeito da cidade. É um sonho também”, acrescenta Baquer.