Uma nova massa de ar muito úmida, vinda do litoral do Pará e do Amapá, atingirá o Acre deixando o tempo extremamente instável e favorável à ocorrência de chuvas intensas, pelo menos, até o próximo dia 28 de março.
“As chuvas poderão ocorrer a qualquer hora, mas é na parte da tarde que ficarão mais fortes, podendo ser acompanhadas de raios e, eventuais, ventanias em algumas áreas do Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Bolívia e do Peru”, explica o pesquisador Davi Friale.
De acordo com Friale, em alguns pontos poderão ocorrer sérios transtornos à população atingida pelo tempo severo, principalmente, quanto a possíveis transbordamentos de rios e igarapés.
“Quanto à situação na Bolívia, cujo rios, em sua maior parte, correm para o Madeira, a intensidade das chuvas diminuiu bastante e quase não choveu, nos últimos três dias, e deverá continuar diminuindo daqui para frente. Eventualmente, poderão ocorrer chuvas fortes, mas em pontos isolados, sem repercussão importante para a elevação do nível dos rios em Rondônia”, afirma o pesquisador destacando que por volta do dia 8 de abril, ou até antes, o nível do rio Madeira, em Porto Velho, deverá começar a estabilizar e em maio já estará normalizado.