Mesmo com vazante, Nível do Rio Madeira ainda marca 19,69m em RO

As águas do inverno amazônico, que provoca cheia histórica no Rio Madeira, atingem no início desta tarde 19,69. A medição é das 11h15min. A aferição é da Agência Nacional de Águas (ANA). O recorde histórico havia sido registrado em 1997, quando ficou 17,52m acima do nível normal.

Cerca de 10 bairros da capital de Rondônia tem ruas alagadas e vilas ribeirinhas inteiras foram engolidas pelo Rio, desalojando cerca de 4 mil pessoas na região. Já são mais de 20 mil atingidos pela cheia diretamente.

A situação deve se agravar nas próximas duas semanas. O rio não está apresentando sinais de vazante. As alterações de um ou dois centímetros ocorrem constantemente no leito do rio. Vale lembrar que os alardes de que o Madeira havia baixado cerca de 20cm são extraoficiais e não condizem com os dados da ANA.

Faltam remédios e combustíveis no Estado de Rondônia. As concessionárias de carros já calculam um prejuízo de mais de R$ 8 milhões porque as encomendas de veículos novos não chegaram. O mesmo acontece com o Acre, principalmente no que tange ao comércio automobilístico.

Os comentários estão encerrado.