Adiado julgamento do “Caso Pinté”; crime foi em 2010

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre adiou o julgamento que tratará do assassinato do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Acrelândia, Fernando José da Costa, o ‘Pinté’. O crime aconteceu em maio de 2010, naquela cidade. À época, informações davam conta que pelo crime encomendado foi pago R$ 30 mil.

O adiamento ocorreu após solicitação de um dos desembargadores. Na última quinta-feira, 3, houve a análise do recurso de apelação criminal e logo após foi tomada a decisão.

Uma das alegações do advogado de defesa, Sanderson Moura, é de que o Tribunal do Juri montado em Acrelândia foi parcial.  

O julgamento foi adiado para o próximo dia 10 de abril e deve ocorrer na próxima sessão ordinária da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre.

ENTENDA A HISTÓRIA

A morte de Fernando José da Costa ocorreu no dia 1º de maio de 2010, na cidade de Acrelândia, onde ele era, à época, presidente da Câmara Municipal.

De acordo com denúncia do Ministério Público Estadual, o assassinato foi motivado pelo comportamento da vítima, que, na condição de vereador, mudou seu posicionamento político e passou a se opor publicamente à gestão do então prefeito Carlos César.

Ainda de acordo com denúncia do MPE, Pinté começou a angariar provas da má administração pública do prefeito em diversas pastas, como educação, saúde e obras. Ele teria afirmado que no dia 3 de maio mostraria essas provas no plenário da Câmara, ocasião em que pediria a instauração de CPI contra Carlos César. Visto que foi assassinado dois dias antes, a suspeita recaiu sobre o prefeito e os demais acusados.