Boatos espalhados nas redes sociais dando conta que estaria faltando combustíveis nos postos de Rio Branco levaram centenas de motoristas as filas na noite deste domingo, 6. A reportagem do ac24horas registrou o momento em que uma fila de cerca de 1km estava congestionando o trânsito nas proximidades do posto da Petrobras localizado no Distrito Industrial, próximo a Universidade Federal do Acre. Um posto da Ipiranga, que fica do outro lado da rua, não tinha combustível.
Por meio do facebook, a secretaria adjunta de comunicação do governo do Acre, Andrea Zilio, negou que estivesse faltando combustível na cidade. “A BR Distribuidora informou que tem combustível em sua base e amanhã [segunda-feira] volta a fazer a distribuição nos postos. Está em processo de desembaraço aduaneiro, em Iñapari, 7 carretas com combustível. A Shell tb comprou combustível para seus postos e está vindo de Cruzeiro do Sul! Amanhã chegam também 3 carretas de Rondônia. E uma balsa com mais de 3,5 milhões de litros está a caminho, com previsão para chegar no dia 10, em Porto Acre”, enfatizou.
Ainda pelas redes sociais, dezenas de internautas disponibilizam fotos das filas em alguns postos da capital.
Desde fevereiro, quando o Rio Madeira ultrapassou os 18 metros de profundidade e invadiu trechos da BR-364, que liga o Acre com o restante do país, o transporte de combustível ficou comprometido. Com apoio do governo estadual e federal, novas estratégias para o abastecimento vêm sendo usadas, como o transporte vindo de Cruzeiro do Sul e a chegada de balsas com Combustível em Porto Acre. Poucas são as carretas que conseguem vir pela BR-364, mesmo com o Rio Madeira apresentando vazante.