Na noite desta segunda-feira, 14, para terça-feira,15, os acreanos poderão ver o eclipse total da Lua, desde que não haja nuvens no céu.
O pesquisador Davi Friale destaca que as nuvens cobrirão a maior parte do céu do Acre, devido à chegada de uma frente fria, ocorrida no domingo, e que deixará o tempo fechado.
“A Lua, a Terra e o Sol estarão alinhados e a sombra do nosso planeta será projetada sobre a superfície lunar. Aos poucos, todo o nosso satélite ficará totalmente no escuro. No entanto, a Lua não desaparecerá por completo, pois estará com uma cor avermelhada e escura, devido à difusão dos raios solares na nossa atmosfera e, assim, iluminando-a suavemente”, explica Friale.
O momento exato em que a sombra da Terra encobrirá toda a Lua vai ocorrer às 2h46min, no horário de Rio Branco. Somente, às 3h 24min, a Lua começará a sair da nossa sombra.
“Portanto, durante 38 minutos, o nosso astro vizinho ficará na escuridão provocada pelo nosso planeta que ocultará, totalmente, os raios solares durante esse tempo”, frisa Davi.
O fenômeno, no entanto, tem início bem antes, às 23h54min, quando a Lua começará a penetrar na penumbra da Terra, que é aquela parte que fica meio sombreada. Na sequência, cerca de 50 minutos depois, finalmente, a sombra do nosso planeta começará a aparecer na superfície da Lua.