MPs do Acre fiscalizam escolas de Xapuri

Como parte do projeto nacional Ministério Público pela Educação, membros e servidores do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC) realizaram inspeção em 16 escolas no município de Xapuri, no interior do estado. O município foi escolhido por ter registrado uma das piores colocações no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Durante as visitas, ocorridas no última segunda-feira, 28, contando com o acompanhamento de professores e servidores das secretarias de educação estadual e municipal, foram registradas as dificuldades e problemas encontrados que servirão de base para a série de recomendações a serem encaminhadas aos gestores da área educacional. Essas recomendações devem ser expedidas após a primeira audiência pública prevista no projeto e que inicialmente está prevista para ocorrer no dia 21 de maio em Xapuri.

Os principais problemas encontrados e relatados pelas equipes, além dos problemas de estrutura física, se referem às características da própria região, onde foram encontradas escolas rurais sem fornecimento de água tratada, onde as crianças tomam água diretamente de fontes naturais (olhos d’água), falta de ventilação, entre outros.