Lista de convocados para conquista do hexa será anunciada amanhã por Luiz Felipe Scolari

A dois dias da divulgação da lista dos jogadores que irão buscar o hexa para o Brasil, o principal questionamento no meio do futebol é quem serão os 23 nomes convocados pelo técnico Luiz Felipe Scolari. Até abril, o treinador já havia confirmada sete nomes: o goleiro Júlio César, os zagueiros Thiago Silva e David Luiz, o volante Ramires, os armadores Willian e Oscar, e o atacante Fred. Outros oito nomes podem ser dados como certos, enquanto as últimas oito vagas seguem indefinidas. Nesse domingo, Felipão foi à missa no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, e repetiu ritual que deu certo em 2002, quando pediu a bênção dos céus e o Brasil foi pentacampeão mundial.

Desde que assumiu a Seleção Brasileira, em novembro de 2012, substituindo Mano Menezes, Felipão manteve um padrão em suas convocações, testando uma ou outra opção que não voltou a ser chamada, mas priorizou a renovação e criação de uma nova “família Scolari”. Foi assim que conquistou a Copa das Confederações do ano passado, ao bater a toda-poderosa Espanha por 3 a 0 na final, em atuação de gala no Maracanã. Dos 23 relacionados para aquela competição, 19 podem voltar a ter seus nomes anunciados na quarta. Apenas Jean, Réver, Fernando e Jádson realmente perderam espaço.

Dos goleiros, Júlio César, que já está garantido, participou da terceira derrota seguida de seu time. O Toronto FC levou 2 a 1 do New England Revolution, em casa, no sábado. Quem também é nome praticamente certo é Jéfferson, que não conseguiu impedir derrota do Botafogo por 1 a 0 para o Bahia, nesse domingo. O terceiro goleiro deve ser Victor, que viu o Atlético sofrer sua terceira derrota no Independência, ao ser surpreendido por um chute forte, de fora da área, de Davi, do Goiás. Na partida, o atacante Jô, outro fortemente cotado para ser chamado, saiu aos 15min do primeiro tempo com uma contusão no joelho direito. Quem corre por fora é Diego Cavalieri, do Fluminense, que saiu derrotado para o Vitória por 2 a 1, no Maracanã. O atacante Fred, que é nome certo, não marcou. Dedé, que também tem chances de ir ao Mundial, foi poupado pelo Cruzeiro para o jogo de quarta contra o San Lorenzo, pela Libertadores, e não encarou o Atlético-PR, em Brasília.

Lá fora

Da turma que está na Europa, quase todos estiveram em campo neste fim de semana. Na Inglaterra, o Chelsea ficou no empate por 0 a 0 com o Norwich, em casa, e viu o título se distanciar. O armador Willian foi titular e o zagueiro David Luiz entrou apenas no segundo tempo, enquanto Ramires, suspenso, e Oscar, por opção do técnico José Mourinho, não jogaram. O Manchester City bateu o Everton por 3 a 2, fora de casa, e o volante Fernandinho entrou na etapa final. Já Paulinho foi titular da derrota do Tottenham para o West Ham, por 2 a 0. Philippe Coutinho entra em campo hoje, pelo Liverpool, virtual campeão nacional, diante do Crystal Palace. Na Alemanha, Dante participou da goleada do Bayern de Munique sobre o Hamburgo por 4 a 1, enquanto o lateral-direito Rafinha e Luiz Gustavo não entraram em campo.

Na Espanha, Marcelo foi titular no empate por 2 a 2 do Real Madrid com o Valencia, nesse domingo. Mesmo caso de Daniel Alves e Adriano, que estiveram em campo no empate do Barcelona, pelo mesmo placar, com o Getafe. Neymar ainda não se recuperou de contusão no tornozelo e ficou de fora. Já Miranda não conseguiu evitar derrota do Atlético de Madrid por 2 a 0, para o Levante. O primeiro gol foi contra, do lateral-esquerdo Filipe Luis, outro que pode estar na lista de Felipão. Na Itália, a Roma, contando com o lateral-direito Maicon, possível convocado, foi goleada por 4 a 1 pelo Catania. E Hernanes pouco fez na derrota da Internazionale por 1 a 0, no clássico com o Milan. Robinho, nome que também é especulado, ficou no banco e não entrou em campo.

Os zagueiros Thiago Silva e Marquinhos, o lateral-esquerdo Maxwell e o atacante Lucas entram em campo somente quarta-feira, data da convocação, pelo Paris Saint-Germain. Muito elogiado por Felipão, Bernard, que é nome quase certo na relação, entrou no segundo tempo da vitória do Shakhtar sobre o Illichivets por 3 a 1, sexta-feira, pelo Campeonato Ucraniano. Ao lado, na Rússia, Hulk esteve em campo no empate de seu time, o Zenit, com o Lokomotiv Moscou por 1 a 1.

Cronograma da Seleção

7 de maio – Convocação final para a Copa do Mundo
26 de maio – Apresentação dos jogadores e início dos exames
29 de maio a 2 de junho – Treino na Granja Comary
3 de junho – Amistoso contra o Panamá, no Serra Dourada
6 de junho – Amistoso contra a Sérvia, no Morumbi
10 de junho – Treino e viagem a São Paulo
12 de junho – Abertura do Mundial com Brasil x Croácia, pelo Grupo A, no Itaquerão
15 de junho – Treino e viagem a Fortaleza
17 de junho – Brasil x México, pelo Grupo A, no Castelão
21 de junho – Treino e viagem a Brasília
23 de junho – Camarões x Brasil, pelo Grupo A, no Mané Garrincha