Projeto sobre Direitos Humanos e Cidadania será realizado em Capixaba

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Coordenadoria de Defesa da Infância e Juventude, promoverá, na cidade de Capixaba, a capacitação e elaboração do Plano de Ação Integrado na Defesa dos Direitos Humanos. O plano faz parte do projeto ‘Promovendo Direitos Humanos e Cidadania’, lançado ano passado. O evento, que será realizado no Centro Cultural de Capixaba, de 12 a 16 de maio, é destinado a capacitar educadores, agentes públicos e comunidade em geral.

Capixaba será a primeira cidade acreana, das nove previstas, a receber o projeto. A finalidade é integrar as ações em desenvolvimento pelo Ministério Público, a sociedade e o poder público, possibilitando, dessa forma, o exercício pleno da cidadania e a disseminação da cultura de defesa dos direitos humanos no estado do Acre.

“O projeto contribuirá, significativamente, com o processo de mudança na concepção acerca dos direitos humanos como pressuposto para o exercício pleno de cidadania. Considerando ainda o fato de que somente através da disseminação da informação, enquanto elemento fundamental de formação, é que realmente alcançamos significativas transformações na promoção dos direitos humanos”, disse o coordenador de Defesa da Infância e da Juventude, procurador de Justiça Ubirajara Braga de Albuquerque.

A meta do MPAC é executar o projeto ainda nos municípios de Santa Rosa, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão, Bujari, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Acrelândia. De acordo com o cronograma, a população de Bujari será a segunda cidade a receber a capacitação que está prevista para acontecer de 19 a 23 de maio.

O evento também é fruto de uma parceria entre diversos órgãos e instituições estaduais e municipais, entre elas, os Conselhos Municipal e Estadual de Direitos Humanos, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), Secretaria de Estado de Educação (SEE) e Prefeitura de Capixaba.

O projeto ‘Promovendo Direitos Humanos e Cidadania’ foi selecionado entre vários outros inscritos em todo o Brasil, ficando em primeiro lugar entre os nove selecionados no eixo de promoção e defesa da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (SNPDDH). (Assessoria)