Madeira ainda alaga trecho da BR-364 entre Acre e RO; nível está em 16,89m

As águas do Rio Madeira continuam alagando trechos da BR-364, entre Rondônia e Acre. A marca do manancial se mantém nesta manhã de quinta-feira, em 16,89m. As informações são da Agência Nacional de Águas (ANA).

Há mais de uma semana que as águas voltaram a alagar trechos da rodovia federal. O fato se deu após o fechamento de três comportas de uma das duas usinas hidrelétricas, a Jirau, distante poucos quilômetros de Porto Velho (RO).

Em contato com o Centro de Operações da Polícia Rodoviária Federa (PRF), em Rondônia, a informação é de que a lâmina d’água continua em 10cm. A profundidade ainda não atrapalha o trânsito de veículos, mas causa preocupação nas comunidades rondonienses.

De acordo com professor da Unir Luis Fernando Garzon, em artigo recentemente publicado, afirma com veemência que ‘É preciso não escamotear: o problema nunca foi a água que vem pelo rio, mas a que ficou no meio do caminho por conta de dois reservatórios concebidos e operados sem estudos hidrosedimentológicos suficientes e que abrangessem a bacia do Rio Madeira’.

‘A viabilidade das duas hidrelétricas está colocada em xeque depois que a ESBR e a SAE provaram que não conseguem lidar com a vazão dos rios amazônicos e sua extrema variabilidade’.