Durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, estudantes de religiões que guardam o período sabático, poderão realizar as provas em horário diferente dos demais. A medida já é tomada há alguns anos, mas em 2014, sofrerá algumas mudanças para melhorar a logística de apoio.
Nos Estados do Acre, Roraima, Rondônia e Amazonas, os candidatos à uma vaga em instituições de ensino superior que utilizam o processo, os candidatos devem chegar no local em que será realizada a prova, normalmente, às 12h (conforme horário da Capital Federa), porém, não poderão se evadir do espaço até o final de suas respectivas provas. Os candidatos ficam isolados dos demais.
As provas têm um total de 180 questões de múltipla escolha e uma redação. No sábado – o primeiro dia de prova-, os candidatos farão a prova de ciências humanas e a de ciências da natureza, ambas com 45 questões. O tempo mínimo para permanecer na sala de provas é de duas horas, e o tempo máximo para resolver as questões é de quatro horas e meia.
Já no domingo, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, que englobam português e língua estrangeira (inglês ou espanhol), e de matemática, além da prova de redação. Nesse dia, a duração máxima do exame é maior: cinco horas e meia. Em ambos os dias de prova, para levar o caderno de questões, o candidato só pode sair da sala de aula nos últimos 30 minutos da prova.