Cerca de dois mil fieis saíram em procissão pelas principais ruas de Rio Branco, na noite desta quinta-feira, 19, em celebração ao Corpus Christi, uma das principais datas religiosas da Igreja Católica.
Conduzidas por cantores da igreja e pelo bispo Dom Joaquin Pertiñez, os cristãos caminharam por quase duas horas com velas nas mãos, louvando a Deus e rezando pelas famílias, a igreja e autoridades.
A procissão, que teve início e final na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, percorreu as ruas Floriano Peixoto, Arlindo Porto Leal, Marechal Deodoro e avenidas Epaminondas Jácome e Getúlio Vargas.
A celebração tem objetivo estimular, entre os fiéis, o espírito de unidade e fraternidade, por meio do mistério da Eucaristia. Por isso a programação teve inicio cedo com missa em todas as paróquias.
“É uma celebração em que lembramos a misericórdia, o amor, a justiça de Cristo. É uma celebração ao Cristo”, disse o bispo Dom Joaquin.
O significado de Corpus Christi é oriundo do latim e significa “Corpo de Cristo”. Esta solenidade, no Brasil, é comemorada sempre na quinta-feira depois da Festa da Santíssima Trindade e tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Acontece sempre em uma quinta-feira em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição do sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e em seu Sangue.
Na data existe a tradição de enfeitar as ruas com tapetes com desenhos eucarísticos que cobrem o trajeto por onde passa a procissão de Corpus Christi.