Procissão de Corpus Christi reúne multidão nas principais ruas de Rio Branco

Corpus1111

Cerca de dois mil fieis saíram em procissão pelas principais ruas de Rio Branco, na noite desta quinta-feira, 19, em celebração ao Corpus Christi, uma das principais datas religiosas da Igreja Católica.

Conduzidas por cantores da igreja e pelo bispo Dom Joaquin Pertiñez, os cristãos caminharam por quase duas horas com velas nas mãos, louvando a Deus e rezando pelas famílias, a igreja e autoridades.

A procissão, que teve início e final na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, percorreu as ruas Floriano Peixoto, Arlindo Porto Leal, Marechal Deodoro e avenidas Epaminondas Jácome e Getúlio Vargas.

A celebração tem objetivo estimular, entre os fiéis, o espírito de unidade e fraternidade, por meio do mistério da Eucaristia. Por isso a programação teve inicio cedo com  missa em todas as paróquias.

Corpus2222

“É uma celebração em que lembramos a misericórdia, o amor, a justiça de Cristo. É uma celebração ao Cristo”, disse o bispo Dom Joaquin.

O significado de Corpus Christi é oriundo do latim e significa “Corpo de Cristo”. Esta solenidade, no Brasil, é comemorada sempre na quinta-feira depois da Festa da Santíssima Trindade e tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Acontece sempre em uma quinta-feira em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição do sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e em seu Sangue.

Na data existe a tradição de enfeitar as ruas com tapetes com desenhos eucarísticos que cobrem o trajeto por onde passa a procissão de Corpus Christi.

Corpus333