O projeto “Notável Circulação”, da Cia dos Notáveis Clowns, em tour por 16 cidades brasileiras, chega a Rio Branco para a apresentação de três espetáculos. “Fernão Clownpreto Gaivota” abre a temporada no dia 26, quinta-feira, às 20 horas, no Cine Teatro Recreio, e “Rir é o melhor remédio”, será na sexta, 27, às 18 horas, no Mercado Novo Velho, e para encerrar “Cada qual em seu barril”, no dia 28, sábado, no Cine Teatro Recreio, 20 horas. A programação é livre e gratuita.
A Cia comemora 16 anos com o projeto, que se une a duas circulações “Circulando Sorrisos” e “Do Oiapoque ao Chuí a gente mete o nariz”, selecionadas em editais do Banco da Amazônia e do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013. No Acre tem o apoio cultural do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM).
Os espetáculos
Os espetáculos da Cia tem foco na pesquisa e experimentação do clown como poética de trabalho. “Cada qual em seu barril” discute de maneira lúdica, temas como a intolerância e a violência do homem. Já “Rir é o melhor remédio” narra a história do palhaço Toli Tolá que sempre cultivou hábitos alimentares exagerados, comendo tudo o que via pela frente. O espetáculo “Fernão Clownpreto gaivota”, dramaturgia de Luciano Lira, inspirado em “Fernão Capelo Gaivota”, de Richard Bach, convida o espectador a embarcar na fantástica aventura onde o sonho e a imaginação são as forças que movem os mais belos sentimentos humanos.
Oficina de clown
A oficina “Onde eu meto meu nariz?” faz parte do projeto. Ministrada por Arthur Mariana Neves e João Guilherme Ribeiro, membros da Cia, a oficina iniciará as técnicas de clown aos participantes. São oferecidas 20 vagas. Será realizada de 25 a 28 deste mês, na FEM. Os interessados devem comparecer ao local a partir das 9 horas.