Uma figura do PSDB contava ontem com comicidade que, o prefeito de Epitaciolândia, André Hassem (PSDB), já prometeu apoio a seis candidatos a deputado estadual da FPA e oposição.
Tudo pela vitória
Após um longo período apartados politicamente, mesmo pertencendo à mesma vertente evangélica, a Igreja Batista do Bosque, o deputado Jamir Asfury (PEN) – candidato à reeleição – e o jornalista Alan Rick (PRB), candidato a Federal, acabaram ontem com as divergências, se uniram e irão fazer uma dobradinha na campanha. Não consegui falar com o Pastor Agustinho, mas, apostaria dobrado que o fim do problema tem o DNA da sua intercessão. E até porque nada justificava uma rusga entre duas figuras importantes da Igreja Batista. Pegaria mal.
Como deveria ser
O governador Tião Viana aposentou o telefone celular do governo e usa um número particular para atender fora do horário de expediente. Foram proibidas ainda reuniões em qualquer das secretarias para se falar de política. Age com cautela e com a parcimônia que todo ocupante de cargo público deve ter quando disputa uma reeleição. Separou o Estado da eleição.
Ele quer voltar
O ex-deputado Chico Sombra, aquele que pretendia com um projeto proibir gays e lésbicas de ocupar cargos de confiança no governo, anotem: disputa uma nova eleição com boa chance.
Todas as chances
Chapinha redonda é a do PDT para a Assembléia Legislativa, com muitos nomes de potencial, e não me causará surpresa alguma se fecharem a eleição com dois deputados estaduais eleitos.
Bela alavanca
A chapa é uma bela alavanca para a candidatura do deputado Luiz Tchê (PDT) a deputado federal.
Aleluia, para quem é de aleluia!
Quem faz um trabalho de importância política nos bastidores é o Pastor Rodson (PSDC), aproximando Pastores do governador Tião Viana, o que já gerou várias adesões evangélicas.
Misturando o profano e o religioso
Qualquer Pastor tem o direito de ter candidato. É um cidadão comum. Só não pode usar o culto para apresentar seus candidatos como faz o Pastor da Assembléia de Deus, Luiz Gonzaga.
Palanque eleitoral
Porque quando um Pastor assim age, transforma o altar da igreja, que deveria ser sagrado, num lugar profano. Uma igreja não pode ser jamais confundida com um curral eleitoral.
Está se fingindo de morto
“O Nilson Areal está acabado”. Sempre que ouvi isso do Nilson ele ganhou a eleição, seja para deputado ou prefeito de Sena Madureira. Não o subestimem se puder disputar a Aleac.
Conversa com a justiça
Mas antes tem de convencer a justiça que pode ser candidato, seu nome apareceu ontem na lista dos condenados pelo TCE. Outro que está na lista é seu ex-secretário Jairo Cassiano (PDT).
É um desperdício
O candidato malhado no TCE pode até conseguir disputar a eleição sub-judice. Mas é um desperdício. Pode ganhar a eleição e não assumir se o impedimento for mantido no recurso.
Exemplo recente
O exemplo mais recente foi o do ex-prefeito Deda, que ganhou a eleição para a prefeitura de Rodrigues Alves, teve o impedimento mantido no recurso e quem assumiu foi o Burica (PT).
Não é bem por aí
Os deputados Edvaldo Sousa e Eber Machado são favoritos à reeleição. Mas é bom dirigentes do PSDC não terem os demais candidatos da chapa à Aleac como meros fazedores de legenda..
Saiu do buraco
O prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes, entrou num buraco nos primeiros meses de gestão, mas, conseguiu se recuperar, hoje, as frentes de asfaltamento são vistas por toda a cidade.
Livres para a campanha
O ex-secretário Daniel Zen (PT) e a ex-prefeita Leila Galvão (PT), pelo visto se limparam no TCE. Seus nomes não saíram no listão dos condenados no tribunal e podem disputar vagas na Aleac.
Posição revista
Os dirigentes do PSDC e do PCdoB ficaram de se encontrar para afinar o discurso em torno da candidatura ao Senado. A conversa é no sentido de apoio integral da sigla à Perpétua Almeida.
Jogando na filha
A deputada federal Antonia Lúcia (PSC) montou uma estrutura para eleger a filha Gabriela Câmara (PTN) deputada estadual, na coligação feita pelo PSDB-PMDB-PTdoB-PTN-PSC.
Nada definido
O deputado Walter Prado (PROS) não definiu quem pretende apoiar, tem um grupo familiar em Tarauacá, que pode transferir votos. Pensa em voltar, em 2016, como vereador da Capital.
Terrorismo de estado
Não há outra denominação a ser dada aos ataques de Israel ao povo palestino em GAZA, um verdadeiro genocídio contra uma população que apenas luta pelo direito de ser um País.
Dupla identidade
O senador Sérgio Petecão (PSD) entra dividido nesta eleição, em Brasília é um dos maiores apoiadores da presidente Dilma Roussef, e no Acre está na coligação que apoiará Aécio Neves.
Nomes do PDT
Zenildo Vieira, Gilberto Cabral, Heitor Junior, estão entre os candidatos competitivos do PDT, na briga por vaga de deputado estadual. É uma das chapas mais redondas entre os nanicos.
Este é o quadro
Raimundo Angelim (PT), César Messias (PSB), Léo Brito (PT) são favoritos para ficar com três vagas de deputado federal na FPA. Os demais candidatos brigam pela quarta e quinta vaga.
Não a tirem de tempo
A deputada federal Antonia Lúcia (PSC) foi um fracasso de votos para a PMRB. Para a Câmara Federal o jogo é outro, é uma candidata perigosa e não deve ser menosprezada por ninguém.
É uma batalhadora
Os próprios candidatos e a direção do PRP criaram um estigma contra a candidata a deputada estadual Telma Chaves (PRP), por suas ligações com o PT. Duas coisas: é batalhadora e forte.
Primeira pergunta
Amigos candidatos a deputado estadual contam que a primeira pergunta que recebem quando fazem reuniões nos bairros é esta: -“Quanto vai pagar no dia da eleição por cada eleitor”?. As famigeradas “listas”, elaboradas na maioria das vezes por presidentes de associação de moradores, trazem nomes de eleitores e por cada um é cobrada de 150 a 200 reais pelo voto. Esta é uma patifaria que, infelizmente, virou marca registrada nas eleições acreanas.
As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com