Minha experiência de bem mais de 30 anos de colunismo político me deu a acuidade de avaliar as falas políticas. Sei diferenciar o papo furado de quando um político fala verdade. Quem ouve o prefeito, Marcus Alexandre, discursando como vai se comportar como coordenador da campanha do Tião Viana, chega á conclusão que, ele será uma figura decisiva em Rio Branco.
Gana de campanha
Nota-se na fala de Marcus Alexandre uma gana de fazer campanha como se o candidato ao governo fosse ele. E pelas informações que tenho, Marcus fará uma campanha profissional.
Sombra, indignado
Encontro o ex-deputado Chico Sombra (PTN), possesso por ter a sua candidatura à Aleac impugnada pelo MPE, por má aplicação de cotas de passagem. “Não sou ladrão”, bradava.
PT, desde criancinha
Quem foi visto serelepe na inauguração do comitê central do PT foi o ex-deputado Roberto Filho, todo paramentado de adesivos com Tião Viana (PT) e Perpétua Almeida (PCdoB).
Voto declarado
Outro voto declarado de ex-oposicionista ferrenho é o do ex-governador Romildo Magalhães: “quando tive um problema cardíaco, o Tião Viana me atendeu sem olhar o passado político”.
Não dá para comparar
Não ouvi ainda os jingles das campanhas de Gladson Cameli (PP), Roberto Duarte (PMN) e Fortunato Martins (PSOL). Ouvi o da Perpétua Almeida (PCdoB): “alegre e com bom refrão”.
Apoio acertado
O deputado Chico Viga (PTB) já está na campanha de Regina Lino (PTB) para a Câmara Federal. A Regina é daquelas candidatas que quando chega num lugar cativa e consegue os votos.
Fazendo o certo
O deputado Eber Machado (PSDC) está fazendo o certo em ampliar o eleitorado no interior. Quer se precaver, ser o mais votado, como segurança, se seu partido eleger só um deputado.
Escolado em política
O deputado federal Sibá Machado (PT), é político escolado. Engana-se quem pensar que, a sua reeleição é carta fora de baralho. Não entrará liso na campanha e sabe onde dorme a coruja.
Turma do bolo
Sibá Machado (PT), Idésio Frank (PT), Regina Lino (PTB), Alan Rick (PRB), Luiz Tchê (PDT), Raimundo Vaz (PRP) são os nomes que disputarão as duas últimas vagas de Federal na FPA.
Nomes certos
A não ser que haja acidente de percurso, César Messias (PSB), Angelim (PT) e Léo Brito (PT), são os favoritos para ficarem com as três primeiras vagas no chapão de Federal da FPA.
Apostando no imponderável
O deputado Werles Rocha (PSDB) aposta no imponderável para alavancar sua candidatura a Federal: a ajuda prometida pela direção nacional tucana. É bom não crer em tudo o que ouve.
Não sei por que não checam
Se a justiça eleitoral der uma incerta no setor gráfico e de visual de campanha e checar o que foi declarado pelo candidato o que está sendo gasto em publicidade, descobrirá dois paralelos.
Não levem a sério
Por isso não levem a sério os valores que os candidatos declararam que vão gastar.
Algo que não se explica
Como é que um candidato a deputado declara um gasto de campanha bem baixo e aparece na rua com dezenas de carros envelopados, cabos-eleitorais pagos, cartazes e etc e etc?.
Produtora de fora
O candidato ao governo, Márcio Bittar (PSDB), resolveu não apostar na prata da casa que tanto defende com ardor, sua equipe principal, que fará a campanha na televisão, foi importada.
Apostando nos feijoenses
O ex-prefeito Francimar Fernandes (PT), candidato a deputado estadual não vai ficar apenas na sua base central, em Feijó, está buscando os votos dos feijoenses residentes na Capital.
Para o Juruá
O governador Tião Viana foi cedo ontem para o Juruá, com visitas aos municípios da região. Tião se diz “entusiasmado” com a recepção à sua candidatura à reeleição pelos moradores.
Não me admiro
Volto a dizer que não me admiro se também Tião Viana vencer no Vale do Juruá.
Ele voltou
Quem está de volta nas ruas é o Ruy Birico, candidato a deputado federal na coligação do Márcio Bittar (PSDB), onde é um dos principais nomes da chapa. É a mais pura verdade!
Importância grande
Não dá para avaliar se vai se eleger para a Aleac (está fora do poder), mas o ex-prefeito Nilson Areal é importante como candidato, para puxar votos para a FPA, em Sena Madureira.
Só numa zebra
Só numa zebra de listas grandes, os deputados Gilberto Diniz (PTdoB), Toinha Vieira (PSDB) e Chagas Romão (PMDB), não ficam com três, das quatro vagas da coligação puxada pelo PSDB.
Mais votado
O deputado Manoel Moraes (PSB) ainda será o mais votado de Xapuri, nesta eleição, por um motivo simples: faz política, sua vida comercial está no município e aonde tem residência fixa.
Briga boa
Uma briga boa desta campanha será entre os deputados Chico Viga (PTB) e Eduardo Farias (PCdoB), para quem fica com a provável única vaga para a Aleac da coligação PTB-PCdoB.
A briga é para o Senado
Tenho conversado com dirigentes da oposição, e os lúcidos, mais experientes, não vislumbram sucesso na disputa do governo. Acham ser muito difícil derrotar um candidato ao governo bem avaliado, que está no poder, e alia todos os seus atos administrativos à política. É quase unanimidade entre eles que, o governo é caso perdido e que a disputa só se dará para o Senado.
As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com