O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), candidato à reeleição, tem 50% das intenções de voto, de acordo com pesquisa do Ibope divulgada nesta quarta-feira (30) pela TV Globo. Alckmin venceria a eleição no primeiro turno. O candidato Paulo Skaf (PMDB) aparece em segundo lugar, com 11%. Em terceiro, vem o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT), com 5%.
Este levantamento é o primeiro do Ibope após os candidatos terem registrado as chapas na Justiça Eleitoral. Os candidatos Gilberto Natalini (PV), Laércio Benko (PHS), Raimundo Sena (PCO), Wagner Farias (PCB) e Gilberto Maringoni (Psol) estão empatados, com 1% cada. O candidato do PRTB, Walter Ciglioni, não pontuou. Votos em branco e nulos somam 15%; os que não sabem em quem votar somam 14%.
Rejeição
A maior rejeição, segundo a pesquisa, é de Padilha, com 19%. Depois vêm Alckmin (18%), Skaf (13%), Natalini (7%), Sena (7%), Benko (6%), Maringoni (6%), Ciglioni (6%) e Farias (5%).
Avaliação de Alckmin
Conforme o Ibope, 40% dos entrevistados afirmaram que o governo Alckmin é “ótimo ou bom”; 38% disseram que é “regular”. Os que afirmaram que é “ruim ou péssimo” totalizam 19%. A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 28 de julho. Foram entrevistados 1.512 eleitores em 78 municípios do Estado.
A margem de erro é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) sob o protocolo Nº SP- 00013/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo Nº BR – 00272/2014.