Sebastião Viana lidera preferencia de votos em pesquisa do IBOPE

O candidato Sebastião Viana (PT), que disputa a reeleição, lidera a preferência de votos na disputa pelo governo do Acre, na pesquisa do Ibope encomendada pela Rede Amazônica. O petista aparece com 46%, o candidato da coligação Por um Acre Melhor, Márcio Bittar (PSDB) teria 19% e o candidato da coligação Produzir para empregar, Tião Bocalom (DEM) teria 18%, Antônio Rocha (PSOL) 2%, Brancos/nulos 6% e não sabe ou não respondeu 9%.

Segundo a emissora de televisão, a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O instituto teria entrevistado 812 eleitores, em 11 municípios do Acre. O Ibope afirma que o nível de confiança da pesquisa realizada em 11 dos 22 municípios é de 95%.

Pesquisa Ibope_abre

A TV Acre informa que a pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) sob o protocolo Nº AC-00032/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo Nº BR-00352/2014. O ibope revela ainda os números sobre a rejeição dos quatro candidatos.

O candidato Tião Bocalom lidera os números de rejeições com 28% – seguindo de Sebastião Viana, que teria 24% – Antônio Rocha 22%. A menor taxa de rejeição é do candidato Márcio Bittar, que teria 14%. O Ibope também avaliou a administração do atual governador do Acre.

O instituto de pesquisa afirma que a administração de Sebastião viana foi avaliada com 52% como “ótimo ou bom”. Outros 29% afirmaram que ele é regular. Os que dizem que ele é “ruim ou péssimo” somam 14%. Os que não sabem ou não responderam somam 4%.

As informações constam no site oficial da emissora

A TV Gazeta, afiliada da Rede Record, também divulgou pesquisa de intensões de votos para o governo do Acre. Os números são do Instituto Delta. O candidato da FPA, Sebastião Viana (PT) estaria com 41%. O candidato da coligação Por um Acre Melhor, Márcio Bittar aparece com 19% – logo atrás estaria Tião Bocalom, com 17%. O candidato do PSOL, Antônio Rocha, com 0,48%.

Na simulação de um possível segundo turno, Sebastião Viana teria 47%, contra 31% de Bittar. Na disputa com Bocalom, o petista seria reeleito com 48%, contra 29% do democrata. A margem de erro da pesquisa Delta é de dois pontos percentuais. A emissora não divulgou a quantidade de eleitores ouvidos. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral, com o número AC0029/2014.