Uma oração feita por muçulmanos que estavam esperando embarque para Porto Velho, nesse final de semana, acabou chamando a atenção dos passageiros e funcionários da Infraero que estavam no terminal do aeroporto internacional de Rio Branco. Paquistaneses fizeram o que para eles é um ritual comum, a oração a Alá, feita sempre voltada à Meca.
Eles não se identificaram, mas segundo o guia que acompanhava os turistas, por cinco vezes ao dia, aonde eles estiveram no Acre, pararam para fazer o ritual que são cinco orações públicas, um dos pilares do Islão, conhecido também como Namaz.
Em pé, depois curvados, de joelhos, prostrados e por fim sentados, cada um fez recitações de versículos do Alcorão e repetiram na sua língua a frase: “Deus é grande”.
Para o agente administrativo, Mauro Souza, que estava no aeroporto no momento da demonstração de fé dos paquistaneses, “o ritual mostra acima de tudo a disciplina religiosa”.
Sobre o islamismo – é uma religião abraâmica monosteista articulada pelo Alcorão, um texto considerado pelos seus seguidores como a palavra literal de Deus (Alá, em Árabe) e de Maomé, considerado pelos fieis como último profeta de Deus.
Os muçulmanos acreditam que Deus é único e incompatível e o propósito da existência é adorá-lo. Eles também acreditam que o islã é a versão completa e universal de uma fé primordial que foi revelada em muitas épocas e lugares anteriores, incluindo por meio de Abraão, Moisés e Jesus, que eles consideram profetas.