A peregrinação em busca de votos no Vale do Juruá

Jorge_bittar_01

Após o Novenário de Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul, encerrado no dia 15 de agosto, os principais atores desta eleição permaneceram na região. Os três candidatos ao Governo aproveitaram a festa religiosa popular para fazerem agendas paralelas de campanha no final de semana. Tião Viana (PT), Márcio Bittar (PSDB) e Tião Bocalom (DEM) se dedicaram às atividades políticas para convencerem a população do Juruá das suas propostas. Viana realizou um encontro com a juventude, Arena Digital, e participou de vários lançamentos de candidaturas regionais a deputado estadual. Bittar fez bandeiraço, visitou comerciantes e realizou o seu primeiro comício no bairro do Remanso, em Cruzeiro do Sul. Enquanto Bocalom embarcou para Marechal Thaumaturgo e Porto Walter para visitas aos eleitores nos dois municípios isolados. E contínua a sua agenda em Cruzeiro do Sul na segunda, 18. Assim o Juruá foi a capital política do Acre por pelo menos três dias.

A disputa pelo Senado
Também os três principais candidatos a senador tiveram agendas no Juruá. Gladson Cameli (PP), Perpétua Almeida (PC do B) e Roberto Duarte (PMN) participaram de atividades com os respectivos candidatos ao Governo.

Descolada
Parece que Perpétua Almeida não ficará só a “reboque” de Tião Viana. As vezes que encontrei com o candidato à reeleição no Juruá ele estava só. A comunista estava fazendo atividades paralelas. Parece estar procurando caminhos próprios.

Calma e tranquilidade
A mesma coisa aconteceu com Gladson Cameli. Ele cumpriu duas agendas. Uma de acompanhamento de Bittar e a outra com reuniões e atividades próprias. Afinal o Juruá é o terreiro de Cameli. A mobilização da sua equipe na região é grande.

Paz e amor
Não esperem que Gladson tenha uma postura agressiva na eleição. Como o candidato tem votos de eleitores simpatizantes de todas as coligações vai se focar em propostas e não em ataques gratuitos contra os candidatos ao Governo.

Unha e carne
Já Roberto Duarte está colado em Bocalom. Além de candidato funciona como uma espécie de conselheiro. O jovem advogado concorre a sua primeira eleição e está navegando na memória eleitoral do seu candidato ao Governo.

 

Todos juntos e separados
A peregrinação dos majoritários no Juruá provocou vários encontros casuais entre os adversários. Num restaurante do Igarapé Preto almoçavam lado a lado Tião Viana, o senador Jorge Viana (PT) e, do outro lado, Márcio Bittar e o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB). Além de um monte de candidatos a federal e estadual dos dois lados. Tudo tranquilo e civilizado.

O diplomata
Jorge Viana fez o meio de campo. Conversou com Márcio Bittar e Vagner Sales. O assunto em pauta foi a candidatura de Marina Silva (PSB) à presidência da República. Jorge se mostra entusiasmado com as chances da ex-senadora acreana.

O sonho que se sonha juntos…
Jorge tem várias teorias místicas para o fato de Marina ter sido alçada pelo destino à linha de frente da corrida presidencial. Jorge, Marina e Binho (PT) têm visões parecidas daquilo que é uma gestão sustentável. Uma sigla partidária não é suficiente para apartar os sonhos forjados juntos.

Só depois do furacão
O ex-presidente Lula (PT) que visitaria o Acre na próxima quarta, dia 20, mudou de planos. Por conta do velório e enterro de Eduardo Campos (PSB), Lula mudou toda a sua agenda. Só vem depois que o furacão político passar…

Brava, mesmo
Maria de Nazaré (PSD), mais conhecida como Mariazinha, candidata a federal ficou bala porque o partido fez todo seu material de campanha com o número trocado. Mariazinha ficou no meio da batalha sem nenhum “santinho” pra ajuda-la.

Tropa de elite
Quem andou pelo Juruá esses dias foi o guru petista Carioca. Veio prestigiar o lançamento da candidatura a estadual de Marcelo Siqueira (PT). Sempre com Léo Brito (PT), candidato a federal a tira colo.

Mergulhando de cabeça
A candidata a federal Jéssica Sales (PMDB), filha do casal Vagner e Antônia Sales (PMDB), entrou pra valer na disputa de uma vaga na Câmara dos Deputados. Ela terá uma agenda corrida na semana que entra no Juruá ao lado dos pais.

Deus perdoa
O ex-deputado Ilderley Cordeiro (PR) está bem na disputa para federal. Ele tem pedido perdão aos seus eleitores pelos erros cometidos no passado. Afirma que nunca esteve tão maduro e pronto para ajudar a região.

Quase majoritário
A estrutura de campanha de César Messias (PSB) para federal no Juruá é impressionante. Tem um verdadeiro batalhão pedindo votos em todos os municípios da região. O PSB tem apenas ele como candidato a federal.

Marina pode ser a surpresa
O DataFolha vai divulgar nesta segunda, 18, a primeira pesquisa com o nome de Marina Silva incluído entre os presidenciáveis. Os comentários de bastidores são que a acreana aparecerá já encostada de Aécio Neves (PSDB). A entrada de Marina de forma inesperada na campanha pode ser um fator importante. Ela será a novidade de um quadro de candidatos que parecia não entusiasmar muito os eleitores brasileiros. Marina deverá seguir o Plano de Governo do falecido Eduardo Campos (PSB) para ter menos obstáculos pela frente. Se abandonar o radicalismo ambientalista e adotar um tom conciliatório com os setores do agronegócio Marina se tornará favorita para ir ao segundo turno com Dilma (PT). Já ouvi um empresário acreano que nunca gostou muito da ex-senadora entusiasmado com a possibilidade de uma conterrânea no Planalto. O fato é que a candidatura de Marina Silva coloca o Acre e toda a Amazônia no centro do debate para o próximo governo brasileiro. E isso não é pouco…

 

Compartilhar