O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Acre (OAB/AC),, Marcos Vinicius Jardim, usou a sua página no facebook nesta terça-feira, 26, para manifestar apoio à juíza de Direito Zenice Mota Cardozo, da Vara Criminal da Comarca de Sena Madureira, que através da Portaria n.º 002/2014, instaurou procedimento de controle administrativo “objetivando tratar e decidir sobre a revista íntima ou corporal” realizada nos parentes e visitantes dos detentos da Unidade Penitenciária daquele Município.
De acordo com a portaria, “mulheres, homens, gestantes, idosos, jovens”, todos têm que se despir totalmente e “agachar, por mais de uma vez, de frente e costas, expondo seus órgãos genitais a exame de encarregados”.
Contra esse tipo de abordagem, o presidente da Ordem no Acre se declara contra. “A revista é repugnante, degradante, humilhante, desumana e desnecessária. Estudos demonstram que a enorme quantidade de objetos ilícitos encontrados nos presídios NÃO são levados pelos visitantes. Vários Estados utilizam a tecnologia para superar essa prática medieval e odiosa. Scanner corporais e RAIO X são instrumentos suficientes para alcançar o mesmo fim da revista íntima. O sistema carcerário brasileiro precisa é disso! Fidelidade para enxergar os reais problemas e enfrentá-los com coragem e discernimento”, destaca Vincius.