Tchê diz que falta competência à bancada federal do Acre para negociar benefícios para o Estado

O deputado estadual Luis Tchê (PDT) criticou na manhã desta terça-feira (26), o que ele classifica como falta de competência da bancada federal do Acre, para negociar benefícios fiscais e a instalação das Áreas de Livre Comércio no Estado.

Tchê lembrou que o Congresso Nacional recentemente aprovou a prorrogação dos benefícios concedidos à Zona Franca de Manaus por mais 50 anos, e alertou que os acreanos estariam indo embora para o Amazonas, em busca de emprego.

“Só no ano passado, a Zona Franca gerou 113 mil empregos diretos, e há mais de 600 empresas só no seguimento de eletroeletrônico, gerando 500 mil empregos indiretos. É praticamente a população do Acre”, diz Luis Tchê.

Segundo o parlamentar, a receita gerada pela Zona Franca de Manaus foi de R$ 90 bilhões. “O que o Acre ganhou com isto? Ganhamos uma Área de Livre Comércio que completa 20 anos, mas até hoje não foi regulamentada”.

O deputado questiona a bancada federal. “Será que não conseguimos ou não temos competência de negociar nada para o Acre pela preservação de 80% da floresta, será que não seria possível instalar uma zona franca no Acre?”.

O pedetista acredita a única forma de alavancar a economia do Acre é através do Governo Federal. “É preciso ter um olhar diferenciado do Estado. Por que não mudamos a lei e consideramos todo o Acre, Área de Livre Comércio?”.

Para Luis Tchê, é necessário pensar urgentemente, um projeto que gere emprego e renda para os jovens que saem das faculdades todos os anos. “As Áres de Livre Comércio seriam uma forma de iniciar este trabalho”, finaliza.