Foi-se o tempo em que multidões de famílias saiam de suas casas para assistir o desfile da Independência. A cada ano no Acre, o evento, que marca o 07 de Setembro, recebe menos público e o entusiasmo já não é mais o mesmo.
Na manhã deste domingo, no Estacionamento da Arena da Floresta, parte da arquibancada estava vazia. O próprio desfile não empolga mais o público como se via há alguns anos. Os aplausos diminuíram e até a quantidade de escolas, que davam um show à parte, no evento, não é mais a mesma. Apenas a escola Sebastião Pedrosa, sem tradição no desfile participou.
Em entrevista, após destacar a importância da data para o Brasil, o governador Sebastião Viana, comentou ao ser perguntado por ac24horas, a pouca presença e empolgação do público, o que, para ele, já era previsto por causa do horário do desfile, mudado pelo próprio governo.
“Está dentro do previsto, o horário de 8h da manhã. Nós mudamos o horário para evitar chuvas, que era reiterada a presença de chuvas à tardinha. E nós temos que criar esse novo hábito do horário. Mas seguramente nós temos as pessoas que querem ver vieram e as pessoas que não puderam vir estão nos seus afazeres. O 07 de Setembro é isso, é parte de uma evolução de um tempo que em as pessoas tem a sua maneira de olhar o Dia da Independência”, disse o governador.
O desfile foi aberto pela Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. E encerrado pelo Exército Brasileiro.
Participaram ainda, a escola Sebastião Pedrosa, a Ordem Demolay e Filhas de Jó, Clube dos Aventureiros, Escoteiros e a Liga Acreana de Kung Fu.