Treinamento de policiais na fronteira termina hoje

O treinamento para policiais civis e militares, feito pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), termina hoje (25). O Curso de Unidades Especializadas de Fronteira foi desenvolvido no Acre e Rio Grande do Sul. Com essas turmas, são mais de 850 policiais civis e militares capacitados pelo governo federal em 2013 e 2014 para patrulhar a faixa de fronteira com 10 países da América do Sul.

No Acre, o treinamento ocorreu em Cruzeiro do Sul (AC), próximo à fronteira com o Peru e a 631 km quilômetros de Rio Branco.
Já foram realizadas cinco edições do curso de Unidades Especializadas de Fronteira para multiplicadores – profissionais qualificados para atuar também como instrutores em seus estados. Dentro desse quantitativo, além de policiais civis e militares estaduais, o curso já formou policiais federais e rodoviários federais convidados.

Os profissionais de segurança pública treinados trabalham em equipes criadas para patrulhar as regiões limítrofes, sejam elas urbanas, de selva ou de rio. O curso teve a duração de duas semanas. Todas as edições do curso ocorrem em parceria com as instituições de segurança pública federais e estaduais em diversas localidades, com turmas selecionadas e formadas por policiais experientes.