A campanha que caminha para o seu encerramento trouxe uma lição para a coligação puxada pelo candidato ao governo, Márcio Bittar (PSDB): a baixaria no horário eleitoral só puxa quem faz para baixo. As pesquisas confirmam. O Márcio sempre fez campanhas propositivas, mas, na atual, foi pela cabeça de alguns falcões porraloucas da sua aliança e pagou um preço alto.
Tempo que perde
É uma lição que se aprende no Jardim da Infância da política: não se deve falar no adversário. Quando você fala, perde um tempo no qual poderia vender seu peixe, e o divulga de graça.
Não menosprezar
O erro do Tião Bocalon (DEM) no horário eleitoral foi prometer projetos milionários e mirabolantes. O equívoco da fanfarronice é pensar que quem o assiste na televisão é tapado.
Chave do banco
Para o candidato Tião Bocalon conseguir colocar em prática os seus projetos teria que ter a chave do Banco Central. Com os recursos do Estado não viabilizaria 1% do que prometeu.
Somatório liquida
Numa campanha de tiro curto como a disputa do governo, os erros são sempre fatais. E todas as pesquisas estão mostrando que o caminho escolhido por Bocalon e Márcio foi errado.
Tem que se ressaltar
Mas, tem um ponto que tem de se ressaltar: o candidato Tião Bocalon (DEM) faz uma campanha na televisão sem baixarias, sem agressões, e procurando vender seu peixe.
Marina, a mulher que derreteu
O DATA-FOLHA trouxe ontem Dilma (PT) com 40% e Marina (PSB) com 27%. Dilma colocou 13 pontos na frente de Marina. E Dilma ainda apareceu vencendo a Marina no segundo turno.
Foi fatal
Sua vinculação com a dona do Banco ITAU, o apoio recebido do inimigo número do movimento LGBT, o Pastor Silas Malafaia, suas contradições, pesaram negativamente contra a Marina.
Oportunismo é terrível
Quando Marina disparou após a morte de Eduardo Campos, choveram adesões de políticos, de Pastores evangélicos, num claro oportunismo. Com a sua queda, no Acre, eles se esconderam.
Sejamos sinceros
No Acre, sejamos sinceros, o único dos candidatos que não é Marina por oportunismo é o Dr. Julinho (PSB), que foi seu suplente no Senado, é seu amigo, e representa a REDE, no Estado.
Cavando o próprio buraco
Continuo ouvindo reclamações contra um deputado que tem feito uma campanha nada ética, detonando os colegas, com o argumento que não vão ganhar, para conquistar votos.
Pega mal
Com isso acaba sua chance de disputar e ganhar a presidência da Aleac, porque se queima com os deputados que detona e possam se eleger. E soa mal para quem se diz Pastor evangélico.
E não me parece
E não me parece que o seu Pastor orientador tenha lhe ensinado que a usura é uma virtude.
“Não pesou nada”
Conversei ontem com um experiente político do Juruá sobre a campanha da oposição. E foi textual: “a entrada da Antonia Sales como vice do Márcio não acrescentou nada na chapa”.
Observação lógica
Foi uma observação lógica. Os votos que Antonia Sales daria como candidata à deputada estadual são os mesmos que está dando como candidata à vice-governadora, algo óbvio.
Pesquisa VOX
No próximo domingo será publicada mais uma rodada de pesquisa do renomado instituto nacional VOX POPULIS. Por não ser um instituto paroquial, seus números merecem respeito.
Grande Macapá!
José Eugênio Leão Braga, o Macapá, é candidato a deputado estadual. É um dos baluartes do PMDB, ícone da “velha guarda” do partido, uma figura respeitada e altamente preparada.
Dá-lhe Neném!
Quem tem o melhor visual na chapa de deputado estadual do PDT é o candidato Neném. Se todo mundo que tem sua placa na casa votar, terá muitos votos. Com a palavra, as urnas!.
IBOPE
Na próxima semana tem a pesquisa do IBOPE, que trará dados mais atualizados ainda.
É um porre ter de aturar
O dramático após as pesquisas é ter que aturar a choradeira e a reclamação dos candidatos que aparecem mal na fita. É sempre aquela história que a pesquisa foi feita para prejudicar.
Não vai ter
Tenho ouvido de quem faz acompanhamento diário de pesquisas nos principais municípios que, a ex-prefeita Leila Galvão (PT) está minada e não terá a votação que alardeia que terá.
Mais furados
Brasiléia é um dos municípios com maior número de candidatos e com candidatos de fora sugando votos dos candidatos locais. Ou seja, o município virou uma terra de ninguém.
Figuras importantes
A fonte é confiável: o candidato a deputado estadual, Artêmio Costa (PSDC), tem o apoio de importante figuras do meios financeiros e é visto na cúpula do PT como com chance de ganhar.
El Brujo disse
El Brujo da política, Nepomuceno Carioca, saiu do seu período de meditação para fazer uma previsão ousada: “a chapa PT-PROS-PEN fará oito deputados estaduais”. A conferir breve.
Campanha intensiva
O fato que mostra o favoritismo de Tião Viana (PT) em todas as pesquisas realizadas até o momento, liderando com folga, não é algo isolado. Pesa a seu favor sempre ter aliado todas as suas ações administrativas à política. Tião respira política o ano todo. E foi assim durante todo o mandato. Foram centenas as vezes que visitou os municípios. E a soma de tudo reflete favoravelmente na sua campanha. Ao contrário dos candidatos da oposição, que só surgem na eleição.
As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com