No Acre, quase 20 mil eleitores foram às urnas neste domingo, 05 de outubro, porém ao invés de creditar o voto a um dos 617 candidatos aos cargos de governador, senador, deputado federal e estadual optaram por anularem ou simplesmente votarem em branco neste primeiro turno.
Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, 15.538 eleitores anularam seus votos e outros 4.343 apertaram a tecla branco e confirmaram, totalizando 19.881 votos ‘perdidos’.
A legislação eleitoral brasileira atual obriga o cidadão a exercer o voto sob pena de pagamento de multa e a não participação em concursos públicos, tomar posse de cargos públicos, nem ter acesso a financiamento ou até mesmo tirar passaporte e CPF.
Entenda a diferença entre voto branco e nulo
Para muitos eleitores o voto branco é uma forma de protesto contra o atual cenário político e também contra candidatos, mas o ato é uma espécie de renúncia do voto, ou seja, o eleitor acaba abdicando seu voto em favor daquele candidato com o maior percentual de votos computados.
Segundo especialistas, o verdadeiro voto de protesto é o voto nulo, pois esse é a única forma do eleitor afirmar sua insatisfação. Mas o voto nulo somente será computado quando o eleitor digitar por três vezes um número inexistente e, em seguida, aperta a tecla verde confirma.