O início das obras do Aeroporto Internacional de Rio Branco foi marcada pela assinatura da ordem de serviço que prevê a reforma, reforço, alargamento e implantação do sistema de drenagem da pista, orçada em R$ 97 milhões. A solenidade contou com a presença do Ministro da Aviação, Moreira Franco, diretor técnico da Infraero, Adilson Teixeira, vice governador Céssar Messias, senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz e demais autoridades locais.
Em pronunciamento, o ministro da Aviação informou que as obras somente serão concluídas em 2016, mas até o final do ano a etapa inicial das obras deve ser concluída. Moreira Franco destacou ainda que os pousos e decolagens serão mantidos de acordo com normas técnicas e horários acordados com as demais companhias aéreas, que operam em vôos noturnos.
“Sabemos que a principio causará pequenos transtornos, mas a longo prazo teremos uma aeroporto que irá permitir e impulsionar o fortalecimento da economia na região, inclusive no transporte de mercadorias e o comercio internacional por estar situado em uma região de fronteira. Por fim, agradeço o esforço do Exército que mesmo diante de toda precariedade trabalhou para manter as pistas em pleno funcionamento”, concluiu.
Precariedades nas pistas do interior podem estar com os dias contados
Questionado pela reportagem do ac24horas quanto a precariedade das pistas de pouso e decolagem do interior do Acre, o ministro, Moreira Franco, afirmou que as providências iniciais já foram adotadas e, segundo ele, em pouco tempo serão publicados editais para contemplar também os aeroportos do interior do estado.
“Sabemos da precariedade que afeta também os aeroportos do interior, alguns até operando clandestinamente. Recentemente, uma equipe de projetistas esteve percorrendo esses locais e creio que, em breve, esses projetos serão transformados em editais para que seja dado sequência ao processo de licitação e início das obras, tão logo encerre esse período eleitoral”, declarou.