Maior projeto da oposição foi brigar com o horário, diz Jorge

O senador Jorge Viana (PT-AC) não poupou palavras ao criticar o início do horário de verão, pelo fato de o Acre ficar atrasado três horas ao restante da maioria dos outros estados brasileiros.

Em sua Fan Page, o senador alfineta a oposição dizendo que o maior projeto dela nos últimos anos foi brigar para que o horário do Acre fique atrasado 3h em relação ao resto do Brasil.

“Eu não entendo porque todos não se unem em torno dos bons projetos pela nossa terra. Ao contrário, só sabem falar mal e por defeito em tudo que acontece no nosso Estado. Aliás, alguns políticos da oposição fazem falar mal do Acre seu meio de vida”, postou.

Jorge publicou a reclamação após embarcar para Brasília. Segundo ele, embarcou às 23h50, voou 3h e chegou a em Brasília às 6h da manhã. “Ainda era noite por conta do horário de verão. 6h e ainda estava escuro. No avião muita gente reclamava da diferença de três horas. Três horas de diferença é muito. Atrapalha em tudo”, contou.

Ás 0h de sábado para domingo, começou o horário de verão 2014/2015. Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste deverão adiantaram seus relógios em uma hora a partir da data. Nos estados do Norte e Nordeste o horário permanece inalterado. O horário de verão terminará em 22 de fevereiro de 2015.O principal objetivo da mudança é a economia de energia.

Entenda

A aprovação da lei nº 11.662, de 24 de abril de 2008, de autoria do então senador Sebastião Viana (PT-AC), hoje governador do Acre, mudou de horário, sem consulta popular, por acreditar que a diferença de duas horas prejudicava o estado economicamente e culturalmente. A diferença passou a ser de uma hora em relação ao horário de Brasília – que aumentava para duas horas durante o horário de verão.

Desde o começo, o novo fuso horário causou polêmica e em 2010, três anos após a mudança, a oposição do Acre pediu um referendo no Acre para consultar a população sobre a alteração. O resultado das urnas mostrou que 56,8% dos eleitores optaram pelo retorno do antigo horário.

Aproximadamente três anos depois do referendo, em outubro de 2013, o Senado Federal aprovou o projeto de lei restabelecendo o horário no Acre e em parte do Amazonas.