O horário de verão já está em vigor em Brasília e outros dez estados. Com o retorno do antigo fuso horário, o Acre ficará três horas atrasados em relação a Brasília.
A medida já acarretará diferença de horário na exibição da programação das TVs, mas diferentemente dos anos anteriores, os serviços bancários não sofrerão alterações.
O atendimento bancário segue normalmente das 8h às 13h. A Atenção nas Casas Lotéricas também permanece inalterada, de segunda a sexta, das 8h às 17h e das 8h às 12h aos sábados.
Quanto à aplicação de provas em concursos públicos prevalecerá o horário estabelecido por Brasília, ou seja, três horas a menos para os horários estabelecidos pelas organizadoras dos certames.
Benefícios do horário de verão
Aplicado no Brasil pela primeira vez no verão de 1931/1932, o horário de verão está na sua 39ª edição. Esse ano terá duração de 126 dias, cinco dias a mais que ano passado, e encerra no dia 22 de fevereiro.
O horário de verão tem como principal objetivo reduzir o consumo de energia nesses 126 dias, sendo possível um maior aproveitamento da luz solar e o uso racional da energia elétrica.