Cemitérios aguardam famílias para reparos em sepulturas

Desde o início da semana a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Rio Branco (Semsur) trabalha na limpeza e revitalização dos cemitérios da capital para o Dia dos Finados, que ocorre neste domingo (02 de novembro).

Segundo a coordenadora dos cemitérios da capital, Luzenira Mendes, as equipes trabalham a todo vapor na realização de serviços de limpeza, retirada de entulhos, desobstrução e sinalização das vias de acesso nos cemitérios: São João Batista, do São Francisco e Cruz Milagrosa.

IMG-20141029-WA0018

Luzenira Mendes explica as famílias que desejarem realizar obras ou reforma de túmulos dos entes queridos devem ficar atentos aos prazos. Segundo ela, uma portaria foi baixada pela Prefeitura de Rio Branco determinando que somente serão permitidas obras e reformas de grande porte até esta quarta-feira (29).

Nos demais dias até o domingo, 02 de novembro, serão permitidos somente pequenos reparos como: limpeza, pintura, fixação de letreiros (identificação) e ornamentação de túmulos.

IMG-20141029-WA0019

A coordenadora explica ainda que cabe às famílias cuidarem e zelarem dos túmulos. “Tem muito trabalhador autônomo por aqui todos os dias realizando pequenos serviços e devem permanecer até o domingo”, ressaltou.

Serviço
No portão de entrada do cemitério São João Batista trabalhadores autônomos oferecem serviços de limpeza e reparos em sepulturas. O preço mínimo praticado é de R$ 15, 00 para limpeza simples de espaços considerados pequenos. Dependendo do serviço contratado, o preço pode sofrer elevação de acordo com o tipo e tamanho da sepultura.

Identificação
Quem tiver dificuldade para localizar o túmulo do familiar, deve informar o nome completo e a data do falecimento para que a administração de cada cemitério possa localizar e orientar o familiar.

“Estaremos com equipes no dia que estarão ajudando a localizar e identificar sepulturas, mas é necessário que o familiar tenha em mãos o nome completo e a data do falecimento”, explicou a coordenadora.

Estrutura para o domingo
Segundo a coordenadora, Luzenira Mendes, a exemplo dos anos anteriores, uma ação conjunta da Prefeitura de Rio Branco, RBTrans, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Saúde irá disponibilizar servidores que estarão à disposição dos visitantes em tendas, a fim de assegurar um Dia de Finados dentro da normalidade.

“Neste dia muitas pessoas se sentem mal, por isso estaremos com uma equipe de saúde da Semsa que fará pequenos serviços como: aferição de pressão, testes rápidos de glicemia e outros, além de vacinação. Outros servidores estarão a serviço dos visitantes para ajudar e orientar quanto a qualquer dúvida”, ressaltou.

 Programação
A coordenadora dos cemitérios, Luzenira Mendes, informou ainda que os familiares que desejarem participarem da missa de Dia de Finados devem ficar atentos aos horários. Em cada cemitério serão realizadas duas missas, no São João Batista, por exemplo, a primeira acontece às 8h e a segunda às 17h.

Compartilhar