Acompanhado do senador Aníbal Diniz e da secretária de planejamento da capital , Janete Santos, o prefeito Marcus Viana cumpre extensa agenda em Brasília com intuito de captar recursos para Rio Branco.
A série de audiências começou com a reunião com o brigadeiro Roberto de Medeiros Dantas, gerente do Programa Calha Norte, no Ministério da Defesa. Ali, o prefeito e o brigadeiro trataram dos projetos conveniados em 2013 com o município de Rio Branco e cujos recursos ainda precisam ser liberados.
No final da amanhã, a comitiva do Acre esteve no Ministério das Cidades, onde se reuniu com o secretário nacional de Mobilidade Urbana, Raphael Resende Neto, para tratar do cronograma das obras do Pacto da Mobilidade. Por esse programa, o Governo Federal vem investindo cerca de R$52 milhões na duplicação e urbanização de sete grandes corredores viários de Rio Branco, entre eles a Estrada da Sobral, a Avenida Getúlio Vargas e a Estrada da Floresta.
No final da tarde, o prefeito encontrou-se com o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, para tratar da liberação de recursos do Pacto da Mobilidade (PAC 2) destinados à terceira etapa da pavimentação de vias na capital do Acre.
A agenda do prefeito em Brasília teve continuidade a tarde com reunião com o diretor de Programas da Secretaria Nacional de Vigilância Epidemiológica, Giliate Cardoso Coelho Neto, para garantir, neste ano de 2014, o repasse financeiro para as ações de combate à dengue em 2015. A proposta é garantir os recursos para o enfrentamento à doença na capital.
A agenda teve continuidade com audiência no Ministério da Pesca e Aquicultura, onde o prefeito debateu diretamente com o ministro Eduardo Lopes o projeto do Mercado do Peixe, que deve ser implantado no âmbito da Central de Abastecimento de Rio Branco (CEASA) na Estrada da Sobral.
No Palácio do Planalto, o prefeito, o senador Aníbal e a secretária Janete Santos se encontraram com o ministro de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, para debater a liberação de recursos para as obras do Shopping Popular, cujas fundações estão quase prontas. Ao ministro, o prefeito reafirmou o caráter social e econômico do projeto.
A agenda em Brasília encerrou-se com a audiência entre o prefeito e o ministro do Turismo, Vinicius Nobre Lages, com também tratou a liberação de mais recursos para o Shopping Popular. Os recursos iniciais para o Shopping Popular foram obtidos pela atuação dos senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz.