Estudante representa o Acre em concurso no Senado Federal

IMG-20141117-WA0002

O Colégio Armando Nogueira (CEAN) acaba de aumentar a lista de alunos exitosos, a estudante do 2º ano do ensino médio, Maria Caroline da Silva Wiciuk, 15 anos, irá representar o Acre no Projeto: Jovem Senador, do Senado Federal, em Brasília.

Maria Caroline escreveu a redação “Análise Histórica: o Passaporte para o Brasil do Futuro”, que segundo ela, tem como objetivo fazer uma análise histórica do passado para corrigir os erros do presente e do futuro.

Bastante comunicativa e serena, Maria Caroline, afirma que o discurso já está afiado e promete não só representar o Acre, mas também debater os problemas da sociedade e ainda sugerir um projeto de lei voltado para educação.

“Vou sugerir um projeto de lei que ofereça a disciplina de Educação Política nas escolas. Nós não temos instrução política, crescemos cidadãos que não sabemos usar nosso direito ao voto. Não sabemos, também, as funções de cada político: governador, prefeito, vereador e outros. Nem como são divido os poderes. Eu já estou estudando e, em meu discurso, vou falar um pouco disso e sobre como desenvolvi o tema da minha redação. Vou falar das minhas idéias e conhecer o funcionamento do parlamento federal. Acho que vai ser uma ótima oportunidade de trocar experiências e conhecer alunos dos outros 26 estados brasileiras”, disse Caroline.

A jovem estudante embarcou rumo à Brasília, neste domingo, 16, acompanhada da professora e orientadora, Claudia Albuquerque Figueiredo Wolstein. A Programação terá início nesta segunda-feira, 17, e se estende por toda a semana.

A professora conta que Maria Caroline é uma aluna muito esforçada e avessa a tecnologias. “O resultado não foi nenhuma surpresa. A Maria Caroline é uma estudante, assim como muitos do colégio, comprometida com os estudos. Recordo-me que outro dia pedi o número do seu WatsApp e ela me disse que não tinha, pois preferia ler um livro e estudar, já que a tecnologia e as redes sociais acaba distraindo e tirando sua concentração. Nessa resposta, pude perceber que era mesmo uma aluna diferente dos demais”, destacou a professora.

O Projeto Jovem Senador tem como objetivo fazer com que estudantes tenham acesso a estrutura e funcionamento do Poder Legislativo. A cada ano, os autores das 27 melhores redações – são selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do País, simulando a atuação dos Senadores da República. Os trabalhos são encerrados com a redação dos autógrafos, aprovação dos projetos e a publicação no Diário do Senado Federal.

Compartilhar