Moradores do bairro Placas reclamam da falta d’água

Os moradores do bairro Placas, em Rio Branco (AC), no 1º Distrito, estão sofrendo com a falta d’água há cinco dias. Eles reclamam que quando a água chega o volume é muito pequeno e não resolve a necessidade da comunidade. Eles também já tentaram, se sucesso, reclamar ao Departamento Estadual de Saneamento (Depasa).

Maria Benedita, moradora da rua 1º de Agosto, explica que tem sofrido com a falta d’água. De acordo com ela, o serviço tem se mostrado muito ruim e deixa os moradores prejudicados. “Às vezes vem, as vezes não vem [a água], e a gente é quem fica prejudicada, né?”, ironiza a popular.

A dona de casa conta que ontem, 19, até chegou água, mas o horário já era avançado e não foi possível deixar todas as caixas cheias. “Quando a água começou a chegar já era mais de meia noite. Eu fiquei esperando a água começar a cair na minha caixa, mas ela nem encheu. Foi muito pouca água”, reclama.

Francisco Chagas, morador da rua 10 de Junho, também relata os mesmo problemas. Ele afirma que ontem a água chegou com muito pouca pressão e a força não foi suficiente para encher a caixa d’água de sua casa. “Agora tá desse preço”, brinca o professor. “A gente fica esperando a água e quando chega alguma coisa e muito rápido e nem tem força para subir”, afirma o morador.

O servidor diz também que está “pensando até em colocar uma bomba para puxar mais água. O negócio é que não quero prejudicar os meus vizinhos”, ameaça ele.

A Reportagem ac24horas fez contato com o Superintendente do Depasa em Rio Branco, Beto Nunes. De acordo com ele, o problema ainda não foi identificado pelas equipes. Beto afirma ainda que o problema pode ser localizado, ou seja, em apenas algumas ruas.

“Vou conversar com o meu gerente para que possamos saber o que está acontecendo, mas nada me chegou ainda sobre esse problema. As vezes o problema é na rua, na região, isso pode acontecer”, justifica o dirigente do Depasa da Capital.

No último dia 24 de outubro, ac24horas chegou a denunciar o mesmo problema. À época um morador da região, Leandro Lima, denunciou que as crianças são os que mais sofrem sem o serviço de abastecimento. Ele disse ainda que “a água chega às vezes pela madrugada, mas não tem força para subir nas caixas d´água”, afirmou o popular.

Nesta quinta-feira, 20, moradores do bairro Wilson Ribeiro, região do Calafate, também realizaram manifesto contra a falta d’água na região. Moradores afirmam que há mais de uma semana não caiu nem uma gota nas torneiras.