A Prefeitura de Sena Madureira, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e coordenação do programa DTS-Aids, realizou durante todo o dia de terça-feira (2) uma grande mobilização na Praça 25 de setembro visando alertar os moradores sobre a questão da AIDS no município. Na ocasião foram realizados testes rápidos de HIV e sífilis, além do repasse de outras informações importantes aos moradores. De acordo com a Secretaria de Saúde foram realizados 210 testes.
O prefeito Mano Rufino (PR) esteve presente na atividade e destacou a importância da iniciativa. “Além de alertar as pessoas para o problema estamos disponibilizando o atendimento. Essa é uma luta contínua que precisa da união de esforços, por isso, a Prefeitura apoia a iniciativa buscando oferecer o atendimento adequado aos moradores”, salientou.
O médico infectologista Alan Areal considera que a situação é preocupante, por isso, essa conscientização precisa acontecer. “A campanha está acontecendo e é muito importante que as pessoas continuem buscando as informações. Sena Madureira é o segundo município do Acre com maior número de casos da doença e essa iniciativa visa, acima de tudo, a prevenção. Que essa parceria entre o governo do estado e a prefeitura de Sena Madureira possa ser fortalecida cada vez mais no combate a essa doença”, ressaltou.
Em Sena Madureira já foram confirmados 32 casos de Aids, 18 deles somente do ano passado pra cá. Além disso, segundo informou o médico Alan Areal, outros 10 casos de pacientes oriundos de Sena Madureira foram registrados em Rio Branco.
Conforme informou a enfermeira Valéria Cristina, coordenadora do programa DST-Aids no município, os testes rápidos de HIV e sífilis continuam disponíveis nas unidades de saúde.
A mobilização de ontem na Praça 25 de setembro fez parte da programação alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids que foi celebrado na última segunda-feira, 1º de dezembro.