A cada três dias, chove dois em Rio Branco, diz Davi Friale

anuncio SELO INTERNOJaneiro é o segundo mês mais chuvoso de Rio Branco, perdendo apenas para fevereiro.  Em todo o Acre, o primeiro mês do ano é responsável por sediar chuvas que ocorrem principalmente nas áreas leste e sudeste do estado, onde estão localizados os vales do Baixo Alto Acre e Iaco.

Em média, nos últimos 40 anos, para cada três dias, dois são de chuvas na capital Rio Branco. Dos 31 dias de janeiro, chove em 21, aproximadamente. No maior município do Acre chega a cair 287,5mm. Em Cruzeiro do Sul, chove em torno de 265mm. Já no município de Tarauacá, o número se aproxima muito do registrado na capital e marca 285mm.

Segundo o Portal O Tempo, assinado pelo pesquisador meterolófico Davi Friale, o maior volume de chuvas ocorrido em apenas 24 horas, no mês de janeiro, na capital acreana, foi 132mm. O dado é de 2012. As temperaturas do mês variam entre 22,3ºC e 30,9ºC. Ainda segundo com o portal, o menor valor registrado em janeiro data de 1990, quando as temperaturas chegaram a 14,2ºC. Já a maior temperatura foi registrada em 35,2ºC, no ano de 1980. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

As chuvas ocorrem, neste mês, a qualquer hora, mas são mais comuns na parte da tarde e durante a noite. Não são raros os dias em que, ora faz sol, ora chove. Isso pode se repetir rotineiramente. Geralmente, em janeiro as chuvas são mais calmas e não há muita incidência de raios ou ventanias, embora em alguns dias possam ocorrer temporais leves.

O Portal afirma que essas são chuvas causadas pela elevada umidade do ar, trazida do Atlântico Norte, por ventos que cruzam a Amazônia Oriental e chegam até a Amazônia Ocidental, local onde fazem curva e se dirigem para as áreas centrais e sulistas da América do Sul, provocando chuvas torrenciais, principalmente, no centro-sul do Brasil, Paraguai e Argentina.

Para a Acre, a perspectiva é de que os ventos soprem principalmente na direção norte, com variações de noroeste e de nordeste. As noites têm temperaturas agradáveis que giram entre 24º e 26ºC, nas primeiras horas, e entre 21º e 23ºC, ao amanhecer.

 

Compartilhar