Mano visita aldeia Buenos Aires e firma pacto com indígenas

Na extensa agenda cumprida na semana passada no rio Caeté, o prefeito de Sena Madureira Mano Rufino (PR), esteve visitando a aldeia Buenos Aires – distante mais de sete horas de embarcação do porto do município. Segundo relatos dos próprios indígenas, Rufino foi o primeiro prefeito a se fazer presente na aldeia ouvindo as reivindicações dos moradores.

A reunião com os índios aconteceu na escola da aldeia, contando ainda com a participação do vereador Gilberto Lira (PR), presidente da câmara, secretaria de cidadania e assistência social, Simone Matos, secretário de articulação institucional, Jairo Cassiano, secretário de produção, Adevaldo Rodrigues, o Dé, além do representante dos indígenas na Prefeitura de Sena, Edson Jaminawá.

Durante o encontro os indígenas puderam utilizar a palavra e apresentar suas demandas ao prefeito. Entre os pedidos feitos estão a reforma da casa de apoio aos índios, localizada na Rua Siqueira Campos, zona urbana do município e também a construção de alguns espaços nas aldeias para que eles possam realizar suas atividades inerentes à cultura indígena (danças e outras ações).

MANO_02

“Nunca um prefeito tinha visitado nossa aldeia”, ressalta pajé

O pajé Batista Jaminawá agradeceu a presença do prefeito Mano Rufino na aldeia e disse que a reunião foi bastante proveitosa. “Pra nós a visita do prefeito é muito importante. Nunca um prefeito tinha vindo à nossa aldeia, conhecer de perto a realidade. Aqui, tivemos vez e voz, apresentando nossas reivindicações. Estamos confiantes de que seremos atendidos”, ressaltou.

Em datas anteriores, os indígenas, não somente os que residem no rio caeté, haviam feito um pedido ao prefeito Mano Rufino para que na Prefeitura pudesse existir um representante. A solicitação foi acatada e atualmente os povos indígenas são representados por Edison Jaminawá.

Ao fazer o uso da palavra, o prefeito Mano Rufino agradeceu a acolhida de todos os indígenas da aldeia Buenos Aires, adiantando que os esforços serão empreendidos para atender as demandas apresentadas. “Estou muito feliz em estar aqui na aldeia Buenos Aires, conhecendo a comunidade e ouvindo os moradores. É um compromisso da Prefeitura de Sena Madureira manter contato com as comunidades indígenas e buscar atender da melhor maneira possível as reivindicações”, mencionou.

Na aldeia Buenos Aires residem 13 famílias.