Hemoacre necessita de mais doadores

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) divulgou que não está conseguindo criar estoque de bolsas de sangue. Com o feriadão deste final de semana, quando geralmente cresce a procura por bolsas de sangue, a unidade pede aos colaboradores que compareçam na unidade para doar. A maior dificuldade tem sido a procura para doação somente em situações emergenciais.

A maior necessidade é o tipo sanguíneo O negativo, pois é o único que dispensa os rigorosos testes de compatibilidade em uma transfusão de emergência. Os demais tipos necessitam de exames que demoram pelo menos uma hora.

“Por exemplo, semana passada, estávamos com o estoque de O negativo zerado. Se eu tenho O negativo, envio essa bolsa, porque é o sangue mais seguro, pois não causa hemaglutinação, embolia ou outras coisas que levam a morte”, disse a gerente de Captação do Hemoacre, Marlice Aquino.

Outra grande necessidade em estoque é o AB negativo, o mais raro de todos os tipos sanguíneos. Nos registros do Hemoacre, menos de 40 pessoas procuraram o hemocentro para doação, em 14 anos.

Para doar a primeira vez, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos e apresentar documento de identificação com foto. Não é necessário estar em jejum para doar sangue.

O Hemoacre está localizado na Avenida Getúlio Vargas, 2.787, Rio Branco – Acre. Outras informações sobre doação de sangue podem ser repassadas pelo telefone (68) 3248-1380.